USP: Técnica inédita de cirurgia substitui peeling no processo de cicatrização

Processo foi premiado em congresso no último mês de abril

seg, 23/05/2005 - 10h08 | Do Portal do Governo

Uma técnica inédita de cirurgia para reabilitação dos deslocamentos de retina substitui a retirada da pele danificada (peeling) no processo de cicatrização. A diatermia intra-ocular, idealizada pelo oftalmologista Rubens Camargo Siqueira, do Hospital de Olhos de São José de Rio Preto (SP), foi desenvolvida com os médicos Rodrigo Jorge, do Serviço de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e Cláudio Dalloul.

A pesquisa obteve o prêmio de Melhor Trabalho do Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo de 2005, em evento realizado nos últimos dias 14 e 16 de abril, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A diatermia foi introduzida com sucesso no HC de Ribeirão Preto como uma variante das técnicas cirúrgicas que desfazem cicatrizes decorrentes dos deslocamentos da retina.

De acordo com Rodrigo Jorge, a diatermia é uma aplicação terapêutica da eletricidade, com base no desenvolvimento do calor, emitindo calor suficiente para coagular ou destruir um tecido. ‘A endodiatermia provoca o aquecimento do local através de um instrumento conectado na corrente elétrica’, explica. ‘O calor ocasionado coagula o tecido e desfaz a cicatriz com mais rapidez que o peeling, no qual a pele danificada é retirada com instrumentos cirúrgicos’.

Com o estudo sobre diatermia, o Serviço de Retina e Vítreo do HC foi premiado pela terceira vez no Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. Em 2004, o serviço obteve o prêmio de melhor trabalho apresentado em pôster com o estudo dos implantes biodegradáveis de dexametasona para a cura de doença inflamatória crônica no olho e em 2003, pela Terapia Fotodinâmica com Indocianina Verde Modificada. As premiações pela diatermia intra-ocular e os implantes biodegradáveis são resultantes de pesquisas feitas em parceria pelos médicos Rodrigo Jorge e Rubens Camargo Siqueira..

Da Agência USP

M.J.