USP: Tabela de Composição de Alimentos ganha nova versão

É possível ter acesso a um banco de dados com informações nutricionais de cerca de 1.800 alimentos

sáb, 20/11/2004 - 16h21 | Do Portal do Governo

O Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP disponibilizará a partir desta segunda-feira (22) a nova versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP), coordenada pelos professores Franco M. Lajolo e Elizabete Wenzel de Menezes. Pelo endereço http://www.fcf.usp.br/tabela é possível ter acesso a um banco de dados com informações nutricionais de cerca de 1.800 alimentos, industrializados ou in natura, consumidos no Brasil. ‘Nosso objetivo é fornecer informações de qualidade sobre composição de alimentos’, informa a professora Elizabete.

Entre as novidades da versão 4.1 da Tabela, um sistema de busca (por alimento ou nutriente) e informações em medidas caseiras de diversos alimentos. ‘Com o mecanismo de busca, qualquer pessoa poderá obter informações nutricionais como valor energético e proteínas, entre outros, e em diversas quantidades, seja uma concha, uma colher de sopa, ou uma xícara, por exemplo’, explica a professora. A tabela contém informações nutricionais de alimentos in natura, preparados ou industrializados.

A TBCA – USP, segundo Elizabete, foi a primeira tabela da América Latina a ser disponibilizada na Internet. A primeira versão foi ao ar em 1998, com informações de cerca de 300 alimentos. O banco de dados é alimentado por docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação de todo Brasil. ‘Trabalhamos com dados analisados na USP e compilados de outros estudos sobre alimentos consumidos no País’, informa a pesquisadora.

A tabela pode ser usada por qualquer pessoa ou por profissionais ligados às áreas de Nutrição e Saúde. ‘As informações podem ser úteis tanto para órgãos públicos como para uma pessoa que queira simplesmente informações sobre os alimentos que fazem parte de sua dieta’, diz a pesquisadora.

De acordo com a professora Elizabete, a tabela da FCF é indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para auxiliar na elaboração da rotulagem nutricional dos alimentos. ‘O banco de dados possui aproximadamente 40% de informações referentes a alimentos industrializados’.

Modelo para a América Latina

No site da TBCA-USP, existe um formulário onde os pesquisadores e representantes da indústria alimentícia em geral podem inserir informações sobre um determinado alimento. ‘Tudo é criteriosamente avaliado antes de ser disponibilizado ao público’, alerta a pesquisadora, lembrando que a tabela já é modelo de qualidade de dados para a América Latina.

As informações que constam na TBCA-USP são disponibilizadas também para a Red Latinoamericana de Composición de Alimentos (LATINFOODS). Esta rede, que é atualmente presidida por Elizabete, reúne bancos de dados com informações nutricionais de outros países latino-americanos, como o do BRASILFOODS mantido na FCF.

Recentemente, a rede a promoveu a 2ª Conferência Eletrônica FAO/ LATINFOODS ‘Avaliação da qualidade dos dados para bases de dados e tabelas de composição química de alimentos’. O encontro virtual, que aconteceu entre os dias 11 e 29 de outubro, serviu para elevar a qualidade dos diversos bancos de dados da América Latina e contou com 117 participantes de 21 países, a maioria pesquisadores ligados à área de composição de alimentos.

Antonio Carlos Quinto – Agência USP