USP: Suplementação alimentar aumenta concentração de ômega 3 em galinhas

Substância é essencial para o bom funcionamento do organismo humano

qui, 16/10/2003 - 10h27 | Do Portal do Governo

A suplementação alimentar com semente de linhaça, orégano e alecrim mostrou-se eficaz para aumentar a concentração de ômega 3 (substância essencial para o bom funcionamento do organismo humano), em tecidos e ovos de galinhas. Esse é o resultado que mostra a tese de doutorado da pesquisadora Maria Elena de Los Dolores Bernal Gómez apresentada este ano à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Durante 30 dias, Maria Elena complementou a alimentação de 192 galinhas poedeiras da linhagem comercial Babcock. O grupo-controle recebeu dieta suplementada com especiarias (óregano e alecrim). Na dieta do outro grupo acrescentou-se 5% de semente de linhaça, além das especiarias.

Os resultados indicaram que houve um aumento da concentração de ácido graxo poliinsaturado ômega 3 nas gemas dos ovos, no grupo que recebeu 5% de semente de linhaça, em relação ao grupo-controle. ‘Em apenas dez dias, percebemos a ação benéfica da semente no aumento da concentração de ômega 3 nos ovos, assim como a ação do alecrim e do orégano como antioxidantes’, diz o orientador da pesquisa, professor Jorge Mancini Filho.

Mais ácido graxo

A semente de linhaça é uma fonte de ácido graxo poliinsaturado ômega 3. O problema é a oxidação pela qual esses ácidos graxos podem passar. A oxidação ocorre quando, por ação do calor, por exemplo, o hidrogênio da molécula desse ácido graxo acaba desprendendo-se para formar um radical livre, o que lhe desestabiliza sua estrutura molecular. Para impedir esse processo são usados antioxidantes naturais como os presentes em especiarias (alecrim, orégano, sálvia e canela), no tomate (licopeno), na cenoura (betacaroteno), ou ainda na vitamina E.

No final do estudo, algumas galinhas foram abatidas para avaliar a concentração de ômega 3 em seus tecidos. A análise ocorreu na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Os resultados, segundo Mancini, também indicaram incorporação de ácidos graxos no tecido das aves.

‘Essa suplementação alimentar com semente de linhaça e especiarias torna-se uma alternativa para produtores que queiram aumentar a concentração de ácidos graxos no tecido das aves, produzindo ovos e carne de galinha enriquecidos’, diz.

Substância necessária

Os pescados (salmão, atum, sardinha) são a principal fonte de ômega 3. A substância não é produzida no organismo humano, devendo ser consumida na dieta. Entre outros benefícios, o ômega 3 previne doenças do coração e reduz as chances de enfarte.

Atualmente, a pesquisadora trabalha na Universidad San Francisco de Quito, Equador, onde leciona e desenvolve pesquisas no Departamento de Nutrición y Alimentos.

Valéria Dias – Da Agência USP de Notícias
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)