USP: Seminário sobre história do açúcar no Museu de Itu

Evento será realizado entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro

seg, 07/11/2005 - 9h48 | Do Portal do Governo

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, o Museu Paulista (do Ipiranga) e a Cátedra Jaime Cortesão da USP promoverão em Itu o I Seminário de História do Açúcar: História e Cultura Material, com o apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico/ CEHA (Ilha da Madeira – Portugal) e Prefeitura da Estância Turística de Itu.

Entre os assuntos discutidos nas sessões, estão: O açúcar no espaço sul-atlântico, séculos XVI-XVII, O açúcar em São Paulo: século XVI ao XIX, Açúcar e cultura material: fontes iconográficas, Açúcar e cultura material: alimentação e práticas sociais, e Indústria açucareira na América Latina, séculos XIX-XX.

Itu foi escolhida para sediar o Seminário em razão de sua posição estratégica no chamado quadrilátero do açúcar, região, que entre as décadas finais do século XVIII e meados do século XIX, viu aparecer imensos canaviais e centenas de engenhos. A abordagem do tema será feita de forma interdisciplinar, procurando-se garantir a intervenção dos diversos ramos do conhecimento que têm desenvolvido pesquisas sobre o tema.

As inscrições, que custam R$20,00 (R$10,00 para estudantes) devem ser feitas até o dia 20 de novembro, pelo telefone (0XX11) 4023-0240. A programação completa pode ser encontrada no site http://www.mp.usp.br.

O Museu Republicano Convenção de Itu localiza-se na R. Barão do Itaim, 67, Itu.

Mais Informações: (0XX11) 4023-0240, e-mail admmr@usp.br ou http://www.mp.usp.br

Agência USP