USP: Semana de Arte e Cultura é o programa na Estação Ciência

Eventos serão realizados entre os dias 18 e 26 de setembro

qua, 15/09/2004 - 12h20 | Do Portal do Governo

Entre os dias 18 e 26, os visitantes da Estação Ciência/USP poderão participar da Nona Semana de Arte e Cultura. O evento trará diversas atividades, como oficinas e aulas-espetáculo, além das exposições e visitas monitoradas, a maioria grátis. Durante sete dias, várias unidades da Universidade de São Paulo apresentarão suas ações artísticas-culturais.

De 18 a 26 – Visita à Exposição Tiririca – Tiago Almeida da Silva, o Tiririca, que freqüentou o Projeto Clicar entre 1996 e 2000, apresentará seus trabalhos. Terá desenhos e moldes feitos com massinhas coloridas e argila, integrando-se perfeitamente com a exposição Momentos da Vida Primitiva, exibida no espaço. Visita monitorada às instalações onde estão as exposições: Dinossauros – Momentos da Vida Primitiva, Corpo Humano, Urbanismo, entre outras. Grátis.

De 21 a 25 – das 8 às 18 horas – Seminário Educomunicação nos 70 anos da USP – Organizado pelo núcleo de comunicação e educação da Escola de Comunicação e Artes e Estação Ciência, o evento exibirá exposição específica sobre som, que será visitada por alunos de escolas públicas, que produzirão programas de rádio com matérias feitas na Estação Ciência.

Dia 21 – 16h30 – Reestréia da aula-espetáculo Professor Gervásio e a Energia Elétrica – Numa divertida apresentação que une física e teatro, o professor Gervásio, personagem de Antonio Velloso, discute e expõe questões importantes sobre a energia elétrica, como segurança, seus usos, sua história e os fenômenos físicos que permeiam o assunto. Grátis.

Dia 22 – 16h30 – Reestréia da aula-espetáculo O Monocórdio de Pitágoras – No texto, um artista popular nordestino, interpretado pelo ator e músico Pedro Paulo Salles, conta, em cordel, uma história trazida por seus antepassados sobre a criação do monocórdio, um instrumento musical de uma só corda, os experimentos e deduções do filósofo grego Pitágoras para se chegar às escalas musicais. Grátis.

Dia 22 – das 14 às 18 horas – Oficina do Núcleo de Criação – Direcionada para professores da área de ciência, utilizará a linguagem de programação Action Script do Flash. Formas físicas animarão objetos, dando vida às equações aprendidas nas escolas. Grátis. Vagas limitadas.

Dia 23 – das 14 às 16 horas – Corredor de Poesias – Crianças e adolescentes do Projeto Clicar recitarão poesias de Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade e outros, na recepção dos estudantes e do público espontâneo, que visitarem a Estação.

Dia 24 – das 13h30 às 16h30 – Pintando com Solos – O Projeto Mão na Massa fará essa oficina para professores do ensino fundamental e médio. O objetivo é sensibilizar os docentes para dois conceitos simples: paisagem e solo. Grátis. Vagas limitadas.

Dia 26 – às 16 horas, – Reestréia de Marte, A Viagem – Uma Comédia no Espaço – A peça narra um encontro inusitado entre um cientista, uma mitóloga e um assistente leigo, os fenômenos, curiosidades e hipóteses sobre a formação dos planetas, em particular Marte. Escrito e dirigido por Renata Soffredini, estão no elenco Elton Belini, Igor Garcia e Luiza Albuquerque. É direcionada para crianças a partir de oito anos. Ingressos a R$ 10,00. Professores e estudantes pagam meia.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa. As inscrições para as oficinas devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (11) 3675-8828

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência