USP: Semana da Educação oferece mais de 150 eventos

Começa nesta segunda-feira, dia 26

seg, 26/05/2003 - 10h36 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, dia 26, o maior evento anual da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP): a Semana de Educação 2003. A programação, que se estende até o dia 30 de maio, terá quatro grandes conferências, sete mesas redondas, 19 simpósios e 122 comunicações de pesquisas, além de oficinas e apresentações culturais.

O objetivo é criar um espaço para apresentação, discussão e avaliação do conhecimento produzido por alunos e professores da Faculdade. Conferencistas visitantes estarão tratando de questões relativas à educação e à sua aplicação na sociedade.

“Além de contemplarmos a nossa própria produção e a relação que temos com as outras unidades da USP, notamos o papel de referência que a Faculdade de Educação tem para outras instituições do País”, diz a professora Selma Garrido Pimenta, diretora da FE. “Queremos ampliar nossa voz nas políticas públicas e na sociedade. As questões da educação fazem parte do cotidiano das pessoas, e o conhecimento é um instrumento essencial para a cidadania.”

Programação

Na programação da Semana, a diretora destaca as conferências A pesquisa e a pós-graduação em Educação no Brasil, com o professor Carlos Roberto Jamil Cury, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e A Educação para a escola inclusiva e a pedagogia para as diferença, com o professor Carlos Skliar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). “Esta apresentação é do mais amplo interesse para a comunidade. Discutirá os caminhos para a inclusão educacional, não só de pessoas com necessidades especiais, como os portadores de deficiências físicas, mas de todas as minorias sociais.”

A Universidade: o Ensino, a Pesquisa, a Cultura e a Extensão Universitária, com o sociólogo Francisco de Oliveira, da Faculdade de Filosofia Letra e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, tratará das concepções e do papel da universidade para o mundo contemporâneo.

O professor Otaviano Helene, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), encerrará o conjunto de conferências, tratando dos Novos Caminhos para a Avaliação Educacional no País, tema “fervente”, na opinião da diretora.

As mesas-redondas destacarão temas como políticas para o ensino médio, cursos de licenciatura, diretrizes curriculares da pedagogia, impacto dos projetos sociais feitos pela universidade, reforma da Previdência e questões relativas aos direitos autorais no ambiente universitário, com o uso de fotocópias. “Em todas as atividades, o eixo da programação é a articulação entre a pesquisa produzida na universidade e sua aplicação social na educação e nos programas de governo. Ao mesmo tempo que fazemos uma avaliação, queremos apontar perspectivas para as mesmas questões.”

SERVIÇO
A Faculdade de Educação fica na Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto a todos os interessados

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP

(AM)