USP: Segurança Alimentar no município de São Paulo é tema de debate

Faculdade de Saúde Pública realiza o debate na próxima quinta, 16, Dia Mundial da Alimentação

seg, 13/10/2003 - 9h06 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que abriga o Curso de Graduação em Nutrição, realizará o debate Segurança Alimentar no Município de São Paulo. O objetivo do evento é analisar como a questão global de combate à fome está sendo tratada pelas políticas locais na capital paulista.

A educadora em Saúde Pública, Roseli Lopes de Macedo Leal, que também é doutoranda do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP da USP, discutirá as conclusões e propostas resultantes da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo, que começou quarta-feira e termina hoje.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que existam no planeta 840 milhões de pessoas acometidas por fome crônica. Desse total, 799 milhões vivem em países subdesenvolvidos. Nos últimos oito anos, houve diminuição de apenas 2,5 milhões de casos por ano.

Como surgiu o Dia Mundial da Alimentação

Desde 1981, em 16 de outubro de cada ano, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação para recordar a criação da FAO, em 1945. Nessa data, a organização alerta a humanidade sobre a existência de milhares de pessoas, no mundo inteiro, que passam fome e estão desnutridas, e promove a participação da população na luta contra o problema.

Todos os anos, mais de 150 países engajam-se no movimento. Nos Estados Unidos, 450 instituições voluntárias públicas e privadas patrocinam a data. Para o Dia Mundial da Alimentação deste ano, a FAO fixou o lema Aliança Internacional Contra a Fome, para impulsionar novos esforços e atingir as metas de extinção da fome nos quatro continentes.

SERVIÇO
Seminário: Segurança Alimentar no Município de São Paulo
Horário: das 14 às 15h30
Local: FSP/USP – Anfiteatro Paula Souza – Av. Dr. Arnaldo, 715
Telefone: (11) 3066-7787
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem a necessidade de inscrição antecipada

Da Assessoria de Comunicação da FSP/USP
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)