USP: São Paulo sedia conferência da Associação Internacional de Universidades

Conferência será realizada entre os dias 25 e 29 de julho

ter, 20/07/2004 - 20h04 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo sediará a 12ª Conferência Geral da Associação Internacional de Universidades (IAU), que será realizada entre os dias 25 e 29 de julho. O evento acontece pela primeira vez no Brasil e deverá ter a participação de várias instituições de ensino superior do País, além de 300 universidades do exterior. A conferência, promovida pela Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), terá como tema A riqueza da diversidade: o papel das universidades na promoção do diálogo e do desenvolvimento.

Antes do início oficial do encontro, acontecerá uma reunião fechada dos membros do Conselho da IAU no dia 24. A cerimônia e o coquetel de abertura acontecem no Memorial da América Latina no dia 25, às 19 horas, com palestras do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do diretor da Divisão de Educação Superior da Unesco, Georges Haddad, do Ministro da Educação, Tarso Genro, e do reitor da USP, Adolpho José Melfi. A Conferência prossegue entre os dias 26 e 29, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Rebouças, com a apresentação de seminários e wokshops paralelos.

De acordo com o professor da USP Umberto Giuseppe Cordani, presidente do Comitê de Organização da Conferência, a Associação Internacional de Universidades vem se empenhando em promover o debate, a reflexão e a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. ‘Estarão presentes reitores e representantes de instituições renomadas dos Estados Unidos, Europa e Japão, mas também de regiões como África, Palestina, Índia, Turquia e Iraque, que muitos desconhecem, ampliando à troca de idéias e experiências.’

Sociedade do Conhecimento

Cordani aponta que a diversidade da Conferência estimula a participação de instituições de ensino brasileiras. ‘O desenvolvimento sustentável, a sociedade do conhecimento e a impossibilidade de ignorar a distância entre nações industrializadas e em desenvolvimento fazem com que as universidades confrontem-se com problemas numerosos e interligados’, diz. ‘A solução pede abordagens inter ou transdisciplinares e deve melhorar o entendimento e o preenchimento das necessidades de desenvolvimento da sociedade em todos os países.’

Segundo o professor, todos os debates e workshops da Conferência serão registrados em relatórios e reunidos em uma publicação que ficará disponível em todas as universidades, podendo também ser adquirida no site da IAU (www.unesco.org/iau) As instituições participantes poderão enviar mais de um representante, pois serão realizados diversos workshops simultaneamente. As inscrições estão abertas e os formulários também estão disponíveis na página da IAU na internet.

A 12ª Conferência Geral da Associação Internacional de Universidades está sendo patrocinada pela Petrobrás, Santander Banespa, Banco do Brasil, CNPQ, Fapesp, Capes, Finep, Nestlé, Varig, DAAD, Fundespa, Ficacafi, Microsoft e Fundação Zerbini. O evento conta também com o apoio da Fealq, Fipfarma, Fundace, Faepa e Fafe.

Do Jornal da USP