USP: Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos podem ser visitadas até 26 de fevereiro

Localizado em Santos, o engenho data do século 16 e é uma das construções mais antigas do Brasil

qui, 13/01/2005 - 21h11 | Do Portal do Governo

Uma oportunidade única para conhecer o Brasil dos primeiros tempos como colônia portuguesa acaba de ser aberta. Desde domingo, 9 de janeiro, as portas das ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos, litoral de São Paulo, estão abertas para o público em geral. As visitas monitoradas poderão ser feitas até 26 de fevereiro.

O Engenho São Jorge dos Erasmos, que conta com uma das mais antigas arquiteturas da ocupação européia no Brasil, data da metade do século 16 e pertenceu a Martin Afonso de Souza, proprietário da Capitania Hereditária de São Vicente.

O visitante poderá conhecer a região do ponto de vista da arquitetura, da história e do meio ambiente. Até então, apenas grupos de estudantes tinham acesso ao local.

Segundo a Agência USP, o objetivo da abertura a outros públicos é expor de forma educativa a história do engenho, além dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP). A universidade administra o engenho desde 1958, quando todo o patrimônio foi doado pelo proprietário do Sítio São Jorge, Otávio Ribeiro de Araújo, à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A USP realiza trabalhos de restauro e escavações arqueológicas desde 1995.

As ruínas do sítio São Jorge são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).

A visitação pública monitorada deve ser agendada pelos telefones (11) 3091-2030 ou (13) 3203-3901.

Mais informações podem ser obtidas pela internet: www.usp.br/prc/engenho.

Da Agência FAPESP