USP: Relatório do NEV aborda situação de 27 comunidades carentes de sete estados brasileiros

elaboração ficou a cargo de 140 jovens das próprias comunidades, treinados por 34 organizações orientadas pelo Núcleo de Estudos da Violência

sex, 06/12/2002 - 20h25 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Estudos da Violência da USP divulgará nesta segunda-feira, dia 9, o Relatório Nacional de Cidadania (RNC), documento que focaliza a situação da violência, discriminação, saúde, trabalho, educação e cultura em 27 comunidades carentes de sete estados brasileiros.

A elaboração ficou a cargo de 140 jovens das próprias comunidades, treinados por 34 organizações orientadas pelo NEV, que coordena o projeto Rede de Observatórios de Direitos Humanos (RODH), responsável pela confecção do Relatório. O lançamento oficial ocorrerá na terça-feira, dia 10, no Congresso Nacional e quinta-feira, dia 12, o relatório deverá ser entregue ao Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Marcelo Daher, coordenador da RODH, ‘o relatório compõe um mosaico sobre a situação de comunidades marginalizadas a partir de sua própria visão de mundo’. Para ele, os jovens, por participarem do dia-a-dia das comunidades, possuem maior facilidade de acesso às informações do que pesquisadores externos, como universitários.

A insegurança e violência foram analisadas nas comunidades do Rio de Janeiro (Complexo da Maré), de São Paulo (Jardim Ângela), e de Belém (Vila da Barca). No interior de Pernambuco (Pesqueira) e São Paulo (Diadema), foi analisado o desemprego ocasionado pelo fechamento de vários postos de trabalho nos últimos anos.

A RODH treina jovens no Brasil para atuação comunitária e defesa dos direitos humanos. Os relatórios do projeto serão enviados ao governo e ONGs para a busca de soluções conjuntas. Cada jovem também atua como multiplicador treinando outros jovens dentro e fora de suas comunidades.

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, esses jovens farão o primeiro Encontro Nacional em Luiziânia (GO) para troca de experiências e estudo dos temas analisados nas comunidades. Na terça-feira, dia 10, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o relatório será lançado no Congresso Nacional e na quinta, dia 12, será entregue ao Presidente da República. O NEV está localizado na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 2, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-4951, 3091-4965 e 9344-5002, com Ricardo Lavalle