USP promove ciclo de palestras no Instituto de Geociências

Segundo debate é nesta quinta-feira, dia 10

qui, 10/10/2002 - 13h01 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo, por meio do Instituto de Geociências (IGc), está promovendo neste mês de outubro uma série de palestras gratuitas. A primeira delas foi nesta quarta-feira, dia 9, com o tema ‘Crises e oscilações climáticas – música do meio ambiente’. O segundo debate é nesta quinta-feira, dia 10, logo mais às 15 horas no IGc. O assunto desta tarde é ‘Biogeoquímica e hidroclimatologia da Amazônia’. E o palestrante é o professor Yves Tardy.

Na semana que vem o ciclo terá prosseguimento na quinta-feira, dia 17, às 16h30, quando o assunto em discussão será ‘Determinação de elementos traços em estudos ambientais empregando a análise por fluorescência de raios X’. Aplicações em biomonitores, águas superficiais, tratadas e de chuva, material particulado, sedimentos, e efluentes industriais também serão abordados pela palestrante: a professora Silvana Moreira Simabuco.

No dia 23, às 16h30, o tema será ‘Supercontinentes na História da Terra: Evidências da África e da América do Sul’. A palestra será ministrada pelo professor Umberto Giuseppe Cordani.

No dia 30, às 16h30, encerrando o ciclo, o assunto abordado será ‘Avanços no conhecimento geológico da Bacia de São Paulo, produzidos pelas obras subterrâneas’, com o professor Claudio Riccomini.

Todos os eventos são gratuitos, sem necessidade de inscrição prévia. O IGc fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária – São Paulo-SP.