USP: Projeto Nascente estimula e premia vocação artística

Projeto elege trabalhos de oito categorias

ter, 28/10/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Em 1991, a USP intensificou suas atividades culturais com a criação do Projeto Nascente, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, em parceria com a Editora Abril. Desde segunda-feira, dia 27, os finalistas de sua 13ª edição podem ser conhecidos, em dois eventos: a Mostra Nascente de Talentos e o Visualidade Nascente.

O projeto, que se destina a identificar e premiar vocações artísticas entre os estudantes da universidade, elege trabalhos de oito categorias: texto, poesia, música erudita, música popular, teatro, dança, vídeo/cinema e artes plásticas. Um dos mais antigos da Pró-Reitoria, foi concebido a partir da constatação de que muitos alunos apresentavam vocações artísticas fora da área do curso que freqüentavam. “Houve um ano em que o vencedor do prêmio de música erudita era estudante do curso de geografia e, embora formado geógrafo, acabou seguindo a carreira de músico”, exemplifica o professor Adílson Avansi de Abreu, Pró Reitor de Cultura e Extensão Universitária.

O Projeto Nascente é aberto à participação de alunos de graduação, pós-graduação e da Escola de Arte Dramática da USP. Os vencedores de cada área são agraciados com o Prêmio Nascente, de R$ 4 mil. Os trabalhos são analisados por comissões julgadoras, de cada categoria, compostas por três integrantes, sendo dois da USP e um convidado da Editora Abril. No final de cada ano são revelados os escolhidos numa cerimônia especial, a Festa de Premiação do Nascente.

Talentos

Responsável pela revelação de talentos como os escritores e cineastas Roberto Torero e Fernando Bonassi, o músico André Ricardo Memhari e a artista plástica Rosana Paulino, o Nascente desencadeou uma política de abertura na universidade, pois promove a apresentação de seus talentos artísticos tanto para a comunidade universitária como para a externa. “Ele acaba tendo repercussão fora do câmpus, tanto pela circulação nas nossas Universidades do interior, quanto pelas Mostras que são realizadas”, considera o Pró-Reitor.

A Mostra Nascente de Talentos reúne os espetáculos dos trabalhos finalistas de música popular, música erudita, dança e teatro, em uma semana de apresentações. O Visualidade Nascente é a exposição coletiva multimídia das obras finalistas em artes plásticas e vídeo/cinema.

Segundo o professor, o projeto tem o mérito de estimular o aparecimento de talentos e de promover a articulação da universidade com a sociedade. Com aproximadamente 3,4 mil alunos registrados em seu banco de dados, permite também o mapeamento da produção artística no meio discente.

Para a 14ª edição, estão sendo estudadas mudanças, tendo em vista a atualização do Nascente. Para isso, foi nomeada uma comissão acadêmica, composta de especialistas nas áreas de arte, literatura e cinema. “Vamos, inclusive, estudar a possibilidade de editar o material produzido a cada ano”, revela o professor Adilson.

Programação

  • Mostra Nascente de Talentos
    Começou segunda-feira (27) e vai até o dia 3 de novembro
    Informações no Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, ou pelo telefone (11) 3091-3277.

  • Exposição Visualidade Nascente
    Começou quinta-feira e termina dia 30 de novembro. De segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas, no Centro Universitário Maria Antônia – Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque.

    SERVIÇO
    Visitas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3257-2760
    As duas atrações têm entrada gratuita

    Simone de Marco
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)