USP: Projeto estimula educação musical com auxílio da informática

Projeto EduMusical foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis, da Escola Politécnica

qua, 30/06/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

Não é preciso ter um instrumento. Bastam alguns cliques no computador, de preferência conectado à internet. Esse é o toque necessário para se iniciar na aprendizagem musical. A possibilidade é oferecida pelo Projeto EduMusical, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Escola Politécnica da USP, que utiliza a informática como ferramenta para estimular os conhecimentos sobre música.

Uma das propostas é a inclusão cultural (e, indiretamente, social) por meio da inclusão digital. Deverá beneficiar, por exemplo, escolas que não têm aulas de música nem de instrumentos musicais, mas têm laboratórios de informática.

Direcionado a crianças e adolescentes, o EduMusical também está aberto a outros usuários. Inclui portal de Educação Musical, software (editor musical) e CD (para quem não quer usar excessivamente a rede). Tudo foi desenvolvido para que o interessado não precise ficar horas ligado à internet, especialmente se dispõe apenas de linha discada, explica a coordenadora científica do projeto, Roseli de Deus Lopes. “Tem uma série de brincadeiras, todas projetadas para funcionar rapidamente.”

A forma lúdica está sempre presente, a começar pela página de abertura. Um pequeno edifício e seus moradores (personagens do site) dão as boas-vindas ao internauta, funcionando como elo para outras páginas, onde há jogos, informações musicais e até dicas para professores. Para ir além da página inicial, basta se cadastrar gratuitamente. Em seguida, é só clicar em qualquer janela do edifício. Numa delas está o Quarto do Amadeo, que dá acesso ao Jogo dos Instrumentistas, em que a idéia é ligar determinado instrumento ao seu instrumentista. Numa outra, fica a Cozinha da Clara, que leva ao Jogo do Piano, cujo objetivo é desenvolver a audição musical. E assim por diante, sempre abrangendo jogos com graus variados de dificuldade.

Editor musical

Uma das possibilidades do projeto é o usuário compor canções sem precisar conhecer partituras musicais. Por sinal, o EduMusical segue uma linha não-convencional para estimular o aprendizado. Em vez de repetições ou memorizações – procedimento adotado por produtos educacionais similares – tem como finalidade fazer com que o participante componha, execute e aprecie o que realizou. Com isso, a criança ou iniciante percebe que pode criar, além de ter a chance de publicar a composição (o portal oferece espaço para isso).

A criação de suas próprias composições ocorre acessando (via download, no portal) o Editor Musical. Uma das páginas desse software exibe espécie de grade (ver ilustração), com uma escala de notas (do, ré, mi, fá, etc.) na vertical e o tempo em que vão ser executadas na horizontal. É só clicar num dos instrumentos musicais, no canto esquerdo da página, e começar a compor. Cada instrumento ativado aciona uma diferente cor para “pintar” a grade. Ao “pintar”, também mediante cliques, uma seqüência de quadradinhos diante de uma nota – ré, por exemplo – produz-se um som prolongado dessa nota (desde que o computador disponha de placa de som). “Pintando” apenas um, emite-se um som breve.

O usuário pode, inclusive, compor utilizando um ou mais instrumentos simultaneamente. É o caso dos traços com cores sobrepostas (ver ilustração). Isso significa que, em certa parte da música, uma determinada nota tem a mesma duração para todos aqueles instrumentos escolhidos.

Outra novidade são os diferentes módulos do Editor Musical: composição individual, composição colaborativa e desafio individual. No módulo de composição, tem a opção colaborativa. O interessado pode compor em conjunto, utilizando ambientes virtuais, como as salas de bate-papo. Já o de desafio pode ser utilizado por professores para aplicar exercício aos seus alunos. A intenção, também, é que o portal permita a estudantes ou professores se comunicarem com especialistas em educação musical e tecnologia, bem como com outros internautas.

Programa também visa a atingir alunos da rede pública

O Site dos Professores é outra ferramenta importante do EduMusical. Além de conter explicações sobre como trabalhar com o portal e o Editor Musical, o professor pode interagir e trocar experiências e idéias, realizar pesquisas sobre livros ou textos relacionados à música e se informar a respeito de cursos com outros colegas.

Segundo Irene Karaguilla Ficheman, doutoranda em Engenharia Elétrica na Politécnica da USP e gerente do EduMusical, “a formação dos educadores é uma das condições para a eficiência do projeto. Para isso, deveriam ser ministrados cursos para ensiná-los como utilizar o site em sala de aula. Porém, antes é preciso conseguir o apoio de empresas para viabilizá-los”.

Com relação aos principais usuários (crianças e adolescentes), a proposta é que, sem excluir as escolas particulares, o projeto seja acessível, também, aos alunos da rede pública, conforme explica Roseli. Iniciado em julho do ano passado, o EduMusical foi concluído em maio, mas ainda não funciona plenamente. Oswaldo Bassani Neto, quintanista de Engenharia da Computação da Poli-USP e membro da equipe que o desenvolveu, diz que já foi testado em ONGs, escolas e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). “Agora é buscar parcerias para divulgar os produtos que criamos”, afirma a coordenadora Roseli.

Para a sua realização, foi preciso formar uma equipe interdisciplinar de 15 pessoas, entre profissionais e estagiários da área de engenharia, de computação, arquitetura, jornalismo, cinema e música. Teve o apoio do CNPq, da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) e da Orquestra Sinfônica da USP. O endereço para acessá-lo é www.edumusical.org.br.

Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial