USP: Projeto Esporte Brasil analisa potencial atlético de alunos

Iniciativa reúne nove universidades do País e pode apontar futuros campeões

ter, 01/04/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP de Notícias


A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será responsável pela coleta de dados para o Projeto Esporte Brasil. A iniciativa, de abrangência nacional, reúne nove universidades do País e visa a selecionar adolescentes na faixa etária entre sete e 17 anos com potencial para serem futuros talentos do esporte brasileiro.

A motivação para o projeto foi a falta de um banco de dados nacional a respeito do perfil dos estudantes brasileiros. Na USP, a coordenadora será Maria Tereza Silveira Bohme, professora da Escola de Educação Física e Esporte. “Pretendemos percorrer as escolas da zona oeste da Capital, analisando aproximadamente 200 crianças”, explica. O grupo de pesquisa será formado por dez pessoas, incluindo alunos de graduação de Educação Física e Esporte.

Os jovens serão submetidos a exames como crescimento físico (estatura, peso e envergadura), aptidão física por meio de testes de resistência geral, força muscular, potência explosiva (salto), força para arremesso. E também provas que medirão flexibilidade, agilidade e velocidade. A pesquisa contará ainda com questionários sobre o nível de atividade física, nutrição e condições sócio-econômicas.

Futuros campeões

Segundo Maria Tereza, o principal objetivo do projeto é estruturar o banco de dados nacional. “A principal dificuldade é encontrar um modelo padrão de desenvolvimento da aptidão física do jovem brasileiro”, relata. A análise permitirá aos professores de Educação Física comparar os dados de seus alunos com as informações do Esporte Brasil disponibilizadas pela Internet. “Este trabalho pode apontar futuros campeões para o esporte nacional”, exemplifica.

Até 2004, o Esporte Brasil pretende avaliar cerca de 40 mil crianças e jovens. A coordenação está a cargo da rede dos Centros de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (Cenesp), que inclui nove universidades públicas de seis Estados, incluindo a USP, mais a Universidade de Brasília.

As primeiras medições do Esporte Brasil estão sendo realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mais informações: (11) 3091-3120. Correio eletrônico: terbohme@usp.br

(AM)