USP: Projeto Árvores de Conhecimento expõe seus primeiros resultados

Programa tem o apoio do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP

dom, 23/02/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Programa Árvores de Conhecimento, apoiado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, terá seus primeiros resultados divulgados nesta segunda-feira, dia 24, às 16 horas, durante a palestra ‘Árvores de Conhecimento e educação à distância’, que será proferida pelo matemático e sociólogo Michel Authier, professor da Universidade de Sorbone, França.

Um dos resultados do grupo é a constatação de que apesar de a comunidade brasileira envolvida nos direitos humanos – ativistas, governo e ONGs – possuir um acesso satisfatório aos ambientes de difusão de informações, como a Internet, ainda há pouca troca de conhecimentos entre os membros. Segundo Guilherme de Almeida, pesquisador do NEV, ‘a comunidade está em rede, mas reduzida. A ação conjunta dos setores ligados aos Direitos Humanos é incipiente’.

As Árvores visam desde a coleta de informações até o estabelecimento de parcerias entre ONGs e governo para implantação de programas de direitos humanos. Nesta primeira fase, de janeiro a fevereiro, o Programa criou uma base de dados com 20 ONGs e cerca de 60 participantes Dentre elas estão o Movimento Nacional de Direitos Humanos e o Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo. Segundo Almeida, a segunda fase deve ser iniciada a partir de junho e contará com cerca de 300 participantes.

Software da Árvore

A Árvore é estruturada pelo software SEE-K. O nome é um jogo com as palavras inglesas ‘see’ (ver) e ‘seek’ (buscar). O Programa possibilita às pessoas de uma comunidade informar seus conhecimentos ao grupo de interesse a que pertencem no país. Por exemplo, um jurista especializado em direitos da infância em Recife pode ser localizado por uma ONG de São Paulo que busca seus serviços.

Atualmente, apenas as 20 ONGs participantes possuem licenças para utilização do software. Elas são fornecidas gratuitamente pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), ligada ao Governo Federal, quando da abertura de vagas. Marcus Lemos, gestor de Políticas Publicadas da SEDH, informou que é possível a abertura de novas licenças para utilização do SEE-K numa próxima fase do projeto.

Os interessados em adquirir uma licença deverão enviar um e-mail a SEDH, no direitoshumanos@mj.gov.br, informando o interesse; ou se cadastrar pelo endereço www.rndh.gov.br. O Lançamento e a palestra serão na Escola do futura da USP, na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, Bloco 2, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-4951 / 5165, com Ricardo Lavalle, ou pelo e-mail nev@usp.br

Da redação, Agência USP