USP: Projeto ajuda alunos do ensino médio a se tornarem jovens cientistas

Idéia é levar a jovens pré-universitários metodologias que incentivem a curiosidade e a prática científica

qui, 27/05/2004 - 20h39 | Do Portal do Governo

Quatro estudantes do projeto educacional Casa da Ciência, do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) do Hemocentro de Ribeirão Preto, foram selecionados para receber bolsas de pesquisa do Programa de Iniciação Científica Júnior, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto, coordenado por professores da USP de Ribeirão Preto, oferece suporte a alunos do ensino médio de escolas públicas da região para se transformarem em jovens cientistas. A idéia é levar a jovens pré-universitários metodologias de aprendizagem que incentivem a curiosidade e a prática científica.

Durante um ano, os alunos selecionados, Ádamo Davi Diógenes Siena, Daiane Maciely Alves de Carvalho, Jéssica Silva Bernardo e Pâmela Cristina da Silva, receberão uma bolsa mensal e desenvolverão atividades em 10 horas semanais, com aulas teóricas, prática nos laboratórios, introdução à informática, consulta bibliográfica e redação na Casa da Ciência. Entre as atividades programadas para o Cientista Júnior, estão o entendimento da relação entre o que a mídia divulga e o que as aulas tentam explicar na escola. A equipe terá acesso direto ao que os cientistas descobrem já há pelo menos cinco décadas sobre biologia celular e molecular.

Os quatro jovens estudarão Virologia, com Simone Kashima, do Laboratório de Biologia Molecular; Transgênicos, com a doutora Aparecida Maria Fontes, do Laboratório de Criobiologia II; Células-Tronco, com a professora Maristela Delgado Orellana, do Laboratório de Cultura Celular, e Bases Hereditárias, com a doutora Rita de Cássia Viu Carrara, do Laboratório de Imunofluorescência.

A Casa da Ciência

A Casa da Ciência é uma iniciativa educacional com o objetivo de aproximar alunos e professores de ensino fundamental e médio do mundo da pesquisa científica. Sua principal idealizadora é Marisa Ramos Barbieri, bióloga e professora aposentada do Departamento de Biologia da Faculdade de Fisolofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Com a criação do Centro de Terapia Celular (CTC), (coordenado pelo professor Marco Antonio Zago), um dos dez Cepids da Fapesp, a idéia da Casa da Ciência foi absorvida e transformada em um programa de aproximação dos centros de pesquisa da USP com os professores de 1º e 2º graus, principalmente os da rede pública de ensino da região de Ribeirão Preto.

Ao todo, em quase quatro anos de atividades, cerca de 400 crianças e adolescentes já foram envolvidos diretamente pelas iniciativas do Casa da Ciência, além dos outros indiretamente influenciados pelos colegas-pesquisadores em suas escolas de origem, todas da região de Ribeirão Preto.

O projeto educacional, base de todo o trabalho desenvolvido desde 2000, ‘As Células, o Genoma e Você’, é coordenado pelos professores da USP Marco Antonio Zago e Dimas Tadeu Covas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e Marisa Barbieri e Dalton de Souza Amorim, da FFCLRP.

Da Redação, Agência USP