USP: Programa odontológico leva assistência à comunidade de Cananéia

Iniciativa de alunos da USP reduziu incidência de cárie para índices menores que o sugerido pela OMS

seg, 29/03/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

Fantoches, jinglees, escovas de dente gigantes. Tudo é válido no processo educativo-preventivo da cárie em crianças de seis a doze anos, do município de Cananéia, localizado no Vale do Ribeira a 250 km da cidade de São Paulo. Prestes a completar onze anos, o Projeto Cananéia é uma iniciativa de alunos da Faculdade de Odontologia (FO) da USP que, duas vezes por ano, visitam as áreas centrais, rurais e ribeirinhas da região. A equipe é formada por vinte estudantes voluntários, dois docentes da Faculdade e mais três dentistas recém-formados, os quais colaboram na realização dos exames. Neste primeiro semestre, a iniciativa ocorrerá de 18 a 25 de abril.

Em seu primeiro ano, 1993, o projeto atendeu 800 crianças de escolas públicas. Em 2003, este número já havia saltado para 2.040, o que foi garantido graças à boa articulação entre os participantes do projeto, a sociedade local e a Prefeitura de Cananéia.

‘O mais gratificante é que nossa ida é esperada pelas crianças, as quais são muito receptivas ao nosso tratamento’, conta o professor Antônio Alberto de Cara, um dos coordenadores da iniciativa. ‘A atividade ajuda também nosso aluno a ter uma visão mais humana da profissão, complementando o aprendizado ensinado em sala de aula ‘, ressalta.

Durante a visita, os voluntários ensinam as crianças como é uma escovação adequada, o que é a ‘placa bacteriana’ e o surgimento da cárie. Tudo é ensinado de forma lúdica para que as crianças possam apreender as informações de maneira natural.

Com o apoio financeiro da FOUSP, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnologia da Odontologia (Fundecto), da Prefeitura Municipal de Cananéia e da empresa multinacional Colgate, cartazes e materiais de higiene bucal (escovas, pastas e fios dentais) são distribuídos em todas escolas visitadas. ‘Professores e diretores dos colégios recebem também instruções para garantir a continuidade do projeto, o que tem garantido o sucesso do programa’, lembra Antônio de Cara.

Melhor que os índices da OMS

Quando o Projeto Cananéia iniciou, a incidência e prevalência de cárie (índice conhecido como CPO pelos odontologistas) no município era de 6,75 por paciente examinado. O último levantamento, feito em 1998, registrou 2,25 de cárie por boca, ou seja, um terço do valor inicial. ‘O índice do CPO considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 3, o que mostra que estamos melhores que o sugerido’, orgulha-se o coordenador da iniciativa.

Para a realização das atividades, os alunos voluntários são previamente orientados quanto à divisão dos trabalhos. As funções são distribuídas de acordo com o estágio em que o aluno se encontra na faculdade (do primeiro ao sexto ano). As crianças locais são sempre examinadas pelo professor Antônio de Cara antes de todos os tratamentos, contribuindo para uma medição mais precisa da eficiência do projeto.

Juliana Kiyomura Moreno – Agência USP