USP: Pós-Graduação comemora 35 anos

Comemorações começam dia 30 com o lançamento do selo comemorativo e do novo site da pró-reitoria

ter, 24/08/2004 - 20h19 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo comemora neste mês de agosto uma iniciativa que, nascida no final da década de 60, rendeu inestimáveis frutos para a sociedade brasileira: os 35 anos de criação dos programas de pós-graduação. Para comemorar, a pró-reitoria de Pós-Graduação preparou uma série de eventos, nos seis campi da USP. As comemorações terão início na próxima segunda-feira, dia 30, às 17 horas, na Sala do Conselho Universitário (CO) da USP, com a presença do reitor Adolpho José Melfi e da pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela. Na ocasião, haverá o lançamento de logotipos comemorativos e da nova página eletrônica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, seguido de coquetel.

Em setembro, estão previstos encontros nos campi do interior. ‘A internacionalização da pós-graduação da USP’ será o tema do debate a ser realizado em 14 de outubro, em São Paulo. As comemorações se encerrarão em 29 de novembro, com o evento ‘Passado, presente e futuro da pós-graduação da USP’, também em São Paulo, que incluirá o lançamento de um livro sobre a história dos cursos de mestrado e doutorado na Universidade, elaborado pelo professor Shozo Motoyama, do Departamento de História.

Para a pró-reitora Sueli Vilela, a pós-graduação da USP constitui um marco na história da Universidade e no desenvolvimento científico e tecnológico do País: é referencia no cenário nacional, destacando-se no que diz respeito à dimensão do sistema, à abrangência de áreas do conhecimento e à qualidade dos programas.

Stricto sensu / lato sensu

Embora já formasse mestres e doutores desde 1950, somente a partir de 1969 a USP começou a oferecer cursos de mestrado, doutorado e especialização com a estrutura atual. Essa estrutura inclui a divisão dos programas em stricto sensu – voltado para a geração de conhecimentos, a formação de pesquisadores e a titulação de mestres e doutores – e lato sensu, especialização que visa ao aperfeiçoamento de profissionais.

Atualmente, a Universidade conta com 219 programas de pós-graduação, oferecendo 271 cursos de mestrado e 255 cursos de doutorado. Segundo a pró-reitora, neste ano de 2004 a USP possui 21.300 alunos regulares e cerca de 5.000 alunos especiais matriculados nos diferentes programas de pós-graduação. Do total de alunos matriculados no Brasil, cerca de 16,5% dos mestrandos e 26,8% dos doutorandos encontram-se na USP.

Internacionalização

Embora certos programas de pós-graduação da USP – especialmente aqueles com avaliação de excelência segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ou seja, que receberam conceitos 5, 6 e 7 – já mantenham há algum tempo certo nível de internacionalização, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem atuado nos últimos anos no sentido de ampliar o estímulo à inserção desses cursos no cenário internacional.

De 2002 a 2004, a quantidade de bolsas para doutorado com estágio no exterior, ou o chamado doutorado sanduíche, concedidas por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, passou de 33 para 58. Mas esse número ainda é baixo, uma vez que a Capes disponibiliza anualmente 110 cotas, via Pró-Reitoria. Por isso mesmo, melhorar o aproveitamento de cotas é uma das metas prioritárias da Universidade, segundo a professora Elisabeth Igne Ferreira, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

‘Na avaliação feita na Universidade sobre as metas para os próximos anos, verificou-se que a internacionalização deverá ter papel de destaque. É importante que nossos estudantes tenham visibilidade no exterior, da mesma forma que precisamos aumentar a absorção de conhecimento científico de outros países’, afirma.

Do Jornal da USP