USP: Poli sedia a maior feira de ciências do Brasil

Paralalemente, acontece o 1º Seminário Brasileiro de Educação para a Criatividade.

seg, 08/03/2004 - 15h56 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira, dia 10, na Escola Politécnica (Poli) da USP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), a maior exposição do gênero no País. O evento deste ano reúne 198 projetos de estudantes de 20 estados brasileiros. A novidade desta edição é o 1° Seminário Brasileiro de Educação para a Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Qualidade e Oportunidades para Todos, que acontece paralelamente à feira.

O seminário traz personalidades como Antonio Ibañez Ruiz, secretário de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Marcelo Tas, jornalista e apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura, e Cao Hamburger, diretor do filme Castelo Rá-tim-bum. As mesas redondas acontecem do dia 9 ao dia 12 e estão organizadas em oito temas. Haverá ainda quatro oficinas. A programação completa pode ser acessada no site: www.lsi.usp.br/febrace/seminario.

Segundo o professor Ivo Leite Filho, um dos organizadores do evento, a idéia de criar um espaço de discussão surgiu da demanda dos educadores. ‘O seminário é uma parte de reflexão e de didática para professores, já a feira é mais voltada aos alunos’, comenta.

A visitação à feira é gratuita e a estimativa é de que cerca de 5.000 pessoas compareçam ao evento. Os trabalhos em exposição são de alunos da 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico de escolas públicas e particulares, divididos nas categorias ‘Ciências’ (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e ‘Engenharia e suas Aplicações’.

O visitante poderá ver, entre outros projetos, o OncoSystem – Detector e Contador de Células Cancerígenas em uma Amostra de Sangue, que, com um algoritmo, busca ser capaz de identificar e contar células cancerígenas em amostras de sangue com leucemia. O RG Eletrônico, outro trabalho em exposição, mostra um dispositivo que recupera informações previamente cadastradas em um banco de dados sobre usuários. Pensando na economia de energia, há ainda o M.I.A.L. – Medidor Interno Automático de Luz, aparelho acoplado ao medidor de energia elétrica que fornece o consumo em unidade monetária a qualquer momento, possibilitando o controle das despesas com energia elétrica.

Premiação

O evento não possui fins lucrativos e os prêmios para os melhores projetos são concedidos por empresas patrocinadoras, como Intel, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os responsáveis pelos trabalhos vencedores receberão, dependendo da categoria, viagens, assinaturas de revistas, medalhas e certificados.

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP também participa da premiação com quatro prêmios aos melhores projetos na área das Comunicações: o primeiro lugar terá direito a produzir um vídeo para a TVUSP, uma matéria para a Rádio USP e outra para o Jornal da USP; o segundo colocado leva para a escola uma coleção de vídeos educativos da TVUSP; o terceiro recebe uma assinatura anual da Revista USP; e o quarto, uma assinatura anual do Jornal da USP.

Na edição do ano passado, foram 203 projetos inscritos, 93 finalistas e 83 premiados. A exposição aconteceu na prédio da Administração da Poli, com um público médio de 2.500 pessoas. Posteriormente, alguns trabalhos premiados foram expostos na International Science Engineering Fair (Intel ISEF), em Cleveland, EUA.

Serviço

A Febrace é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), núcleo do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica. A exposição estará de 10 a 12 de março, das 14 às 19 horas, na Tenda de Eventos da Poli (ao lado do prédio da Administração), que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo. A visitação é gratuita.

O 1° Seminário Brasileiro de Educação para a Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Qualidade e Oportunidades para Todos tem inscrições abertas e o valor é de R$40,00. As mesas redondas acontecem no Anfiteatro do Prédio Engenheiro Mario Covas, Administração da Escola Politécnica, localizado na Av. Professor Luciano Gualberto travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Simone Harnik / Agência USP