USP: Poli desenvolve projeto para eliminar ruídos no freio do veículo

Projeto tem o apoio do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva

ter, 07/12/2004 - 20h48 | Do Portal do Governo

O ruído no freio do veículo é uma das principais reclamações do consumidor de concessionárias. Pouca gente sabe, mas ele não afeta o desempenho e nem compromete a segurança do condutor e dos passageiros. Mesmo assim, as montadoras sofrem prejuízos em função do problema. Um grupo de alunos da graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), promete acabar com esse barulho implicante, mais conhecido, no âmbito acadêmico, como ruído de freio causado pela vibração em alta freqüência. Os alunos buscam a solução, incentivados pelo programa de bolsas de iniciação científica do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica.

O projeto Pastilhas de Freios – Estudo das Propriedades Mecânicas Complexas dos Materiais para Eliminar Ruídos e Desgastes inclui a construção de uma bancada de testes para diferentes pastilhas de freios, cujos resultados serão um referencial importante para a indústria automobilística. Apesar da falta de patrocínio, o primeiro protótipo deve ficar pronto até o final deste ano.

O aluno do terceiro ano de Engenharia Mecânica, Rafael Sasso de Campos, de 20 anos de idade, é um dos pesquisadores do projeto, ao lado de mais três pessoas. Ele gosta da área automotiva e desde que entrou na Poli decidiu optar por esse segmento ‘Logo que saiu a notícia do programa de bolsas de iniciação científica, corri para me inscrever. Achei ótima a iniciativa, pois assim temos a chance de conhecer o lado mais prático da profissão’, conta o graduando, que dedica cerca de 24 horas semanais para o projeto.

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP valoriza jovens talentos e investe no desenvolvimento de novas tecnologias. Com o programa de bolsas de iniciação científica, os alunos da graduação têm a oportunidade de trabalhar em projetos inéditos no País. Além de Rafael de Campos, mais três alunos receberam, recentemente, o benefício, totalizando quatro projetos diferentes: 1) eliminação dos ruídos de freios; 2) construção de um veículo aéreo não tripulado para coleta de dados meteorológicos; 3) estudo de novo sistema embarcado para o repasse de informações sobre o diagnóstico do veículo; e 4) tendências para a área de desenvolvimento de produtos no setor automotivo, incluindo pequenos e médios fornecedores de montadoras.

Mestrado Profissional

Criado em 2000, o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP é o único curso de pós-graduação profissional stricto sensu dessa área no Brasil, recomendado pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura). O engenheiro cursa as disciplinas de maior interesse, para complementar sua formação acadêmica e atender à demanda da empresa onde trabalha. Ao final de dois anos, ele está capacitado para liderar processos de evolução e transformação tecnológica no setor automobilístico.