USP: Poli cria software para monitorar até 20 estações de gás natural ao mesmo tempo

Programa roda em computadores com sistema windows e permite maior controle do gás transportado

sex, 26/09/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

Um software desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP é capaz de monitorar até 20 estações de controle de vazão de gás natural ao mesmo tempo, possibilitando a medição mais precisa do produto. O programa roda em computadores com sistema windows e permite maior controle do gás transportado e vendido. Atualmente, são usados para fazer esse trabalho aparelhos chamados computadores de vazão. Cada um custa milhares de dólares e corresponde a uma única estação de medição.

O novo programa, que controla o escoamento e as variáveis de pressão e temperatura do gás, foi produzido durante o mestrado de Osmel Reyes Vaillant, sob orientação do professor Claudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli.

Medição confiável na hora da cobrança

‘A idéia era desenvolver um software que pudesse ser instalado em um micro com a simples colocação de uma placa de aquisição de dados’, conta Garcia. Ele explica que o efeito da pressão e da temperatura é muito grande no caso do gás. Em temperaturas altas a densidade diminui.

Num dia quente, em que a massa é menor por unidade de volume, ocorre perda de dinheiro, pois a quantidade de massa do gás por metro cúbico é menor. Com o aparelho da Poli isso é compensado e não há prejuízo.

Assim como existe o medidor de água, o gás também precisa ser controlado. Como os montantes são muito altos (milhares de metros cúbicos), existem geralmente dois medidores de volume, o do vendedor e o do comprador, e o valor cobrado é calculado pela média dos dois.

O programa desenvolvido na Poli faz uma regulagem compensando as diferenças de temperatura e pressão que ocorrem no ponto de medição. ‘Também executa os cálculos para que a avaliação seja confiável na hora de fazer a cobrança’, explica.

Aplicabilidade

Por enquanto, o programa está disponível apenas para uso em empresas que realizam controle ou monitoração da vazão compensada do gás, sem responsabilidade em seu valor de compra ou venda.

Apesar de pronto, o software ainda precisa de um sistema de segurança, por isso ainda não é aplicável comercialmente. “A base de dados ainda é vulnerável a alterações, o que pode ser usado para fins inescrupulosos.” Os criadores do programa estão à procura de parceiros para desenvolver um sistema de segurança para o software.

Da Assessoria de Imprensa da Escola Politécnica da USP
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)