USP: Poli cria curso de Engenharia Ambiental

Nova especialização deve estar disponível a partir de 2004

qua, 20/08/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação do curso de graduação em Engenharia Ambiental na Escola Politécnica (Poli). ‘O diferencial deste curso é a multidisciplinaridade. Nosso objetivo é extrair o máximo da USP, portanto várias unidades estarão envolvidas na formação desse engenheiro ambiental. Poucas universidades no mundo oferecem uma formação tão completa’, diz o diretor da Poli, Vahan Agopyan.

O curso está estruturado em três elementos: Fundamentos Científicos, Tecnologia Ambiental e Gestão Ambiental. Os futuros engenheiros ambientais realizarão atividades como: planejamento territorial, avaliação de impactos ambientais, auditorias e consultorias em gestão de empresas, projetos de despoluição e recuperação de áreas degradadas, entre outras. Toda a grade disciplinar foi elaborada em consonância com a Política Nacional do Meio Ambiente que coloca a Educação Ambiental como instrumento básico para garantir um desenvolvimento sustentável.

A criação do novo curso foi feita dentro da grande área de Engenharia Civil, portanto, não houve ampliação de vagas e sim um remanejamento. Após a conclusão do ciclo básico, os alunos do terceiro ano poderão optar pelas 50 vagas oferecidas em Engenharia Ambiental. Pretende-se que a nova especialização esteja disponível a partir de 2004.

Os alunos terão aulas no Instituto de Física, no Instituto de Matemática e Estatística, no Instituto de Ciências Biomédicas, na Faculdade de Direito, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Saúde Pública, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, no Instituto de Química e o Instituto de Oceanografia. A sede do curso será no departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Poli.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (11) 3091-5550/5221/5223, com o professor Vahan Agopyan ou o professor Ivan Falleiros.

Da Assessoria de Imprensa da USP

(AM)