USP: Poli comprova benefícios do uso da energia solar em projeto

Além de ser uma fonte abundante e permanente, não polui e nem prejudica o ecossistema

seg, 28/11/2005 - 16h36 | Do Portal do Governo

A utilização da energia solar traz inúmeros benefícios. Além de ser uma fonte abundante e permanente, não polui e nem prejudica o ecossistema. Outro efeito positivo é o desenvolvimento da indústria nacional, pois os equipamentos e materiais utilizados nos sistemas que empregam esse tipo de energia costumam ser produzidos no País, garante o professor Dr. José R. Simões Moreira, do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Ele faz parte da equipe responsável pelo Programa de Uso Racional de Energia e Fontes Alternativas (PUREFA), cujos projetos estão sendo implantados no campus da USP, na Capital paulista.

Recentemente, a equipe implantou, com sucesso, um sistema de pré-aquecimento de água, através de energia solar, na cozinha do Restaurante Central da Universidade. Entre as vantagens, está a economia de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00 na conta anual de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha (combustível utilizado na caldeira que produz vapor para o aquecimento da água). Os primeiros testes indicaram que a temperatura da água pré-aquecida pode chegar, nos dias mais frios, a 50ºC, a qual deve subir, consideravelmente, no verão.

‘Este projeto indica a grande possibilidade que um país como o Brasil possui de utilização da energia solar. É uma forma barata e eficaz de produzir água quente para as mais diversas finalidades, quer residencial, comercial ou industrial. Ao longo do tempo, não há custo associado ao preço da energia, já que ela é abundante e disponível para todos. Aqui, vale o velho ditado: O sol nasceu para todos’, explica o professor José Simões.

Professor Doutor José R. Simões Moreira está à disposição para esclarecer dúvidas sobre fontes alternativas de energia e oferecer mais informações sobre o Programa de Uso Racional de Energia e Fontes Alternativas (PUREFA), implantado na USP.