USP: Pesquisadores do Instituto de Geociências descobrem novo mineral

Descoberta foi realizada durante uma incursão do grupo em mina na região de Governador Valadares

qua, 24/03/2004 - 12h33 | Do Portal do Governo

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo, liderado pelo mineralogista Daniel Atêncio, acaba de descobrir um novo mineral, batizado de coutinhoíta. A descoberta foi realizada durante uma incursão do grupo na mina de Urucum, na região da Galiléia, a cerca de 50 km de Governador Valadares (MG).

O novo mineral é descrito na tese de doutorado Coutinhoíta, um novo silicato de urânio análogo à weeksita, defendida pelo físico Flávio Machado de Souza Carvalho. A coutinhoíta é um mineral que pode indicar se o lixo nuclear está bem vedado ou não.

O estudo de Carvalho define os parâmetros físicos do mineral. Para ele, a formação do mineral não foi um evento corriqueiro, apesar de a mina de Urucum ser de um tipo propício para a ocorrência de minerais raros. A International Mineralogical Association – IMA, órgão regulador da mineralogia mundial, reconheceu o mineral, que será incluído no catálogo da organização. O nome escolhido é uma homenagem ao professor emérito do IGc, José Moacyr Vianna Coutinho, um dos maiores mineralogistas brasileiros.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)