USP: Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no Mato Grosso do Sul

peixe foi encontrado no rio Baía Bonita

seg, 22/03/2004 - 20h31 | Do Portal do Governo

Uma nova espécie de peixe, denominada Moenkhausia bonita, foi recentemente registrada por um grupo de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. O peixe foi encontrado no rio Baía Bonita, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos formadores do rio Miranda, na Bacia do Rio Paraguai.

De acordo com Ricardo Benine, do Laboratório de Ictiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), o que chama a atenção é o fato de a espécie não ter sido descrita anteriormente. ‘Embora seja muito comum na região de Bonito, cidade que tem aparecido nos mais diversos tipos de documentários sobre o Pantanal, o peixe ainda não havia sido estudado’, explica.

Segundo o pesquisador, a descoberta reflete o grau de desconhecimento da diversidade de peixes, principalmente os de pequeno porte, de toda região Neotropical (região da fauna que compreende a América Central e a América do Sul). ‘A ciência ainda tem muito a fazer para descrever essa diversidade’, afirma.

‘Com o incremento do apelo turístico e da pesca ‘esportiva’, por mais que as pessoas estejam cientes de toda causa ambiental, há um risco considerável para a biodiversidade que ainda é desconhecida’, completa.

Diferenças da Moenkhausia bonita

A nova espécie distingue-se da maior parte das outras do gênero Moenkhausia por possuir faixa negra no meio da lateral, margem negra no final da nadadeira caudal e uma mancha em forma de losango, que vai do início da cauda até a metade da nadadeira caudal. Já das espécies M. dichroura e M. intermedia, o novo peixe se diferencia por características das brânquias.

As espécies examinadas foram coletadas em águas próximas à margem, com baixa velocidade de correnteza e profundidade de aproximadamente 1 metro. A Moenkhausia bonita é localizada, principalmente, perto da superfície da água, em cardumes de 10 a 30 animais. As observações das espécies vivas foram feitas durante o dia, em mergulhos no Rio Baía Bonita, que tem transparência horizontal de mais de 40 metros.

Mais informações: (16) 602-3710

Agência USP