USP: Pesquisadores apresentam resultados de estudo inédito

São primeiros resultados de quatro anos de pesquisa inédita sobre Paisagismo Contemporâneo no Brasil

qui, 21/08/2003 - 20h27 | Do Portal do Governo

Os primeiros resultados de quatro anos de pesquisa inédita sobre Paisagismo Contemporâneo no Brasil – do início da década de 90 até os dias atuais – estarão expostos na Mostra Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo, no Parque Ibirapuera. O evento será de setembro a novembro de 2003.

O estudo está dividido em quatro grande temas: Globalização e Nacionalismo, Parques e Praças, Projetos Públicos e Projetos Particulares. “Conseguimos visitar cerca de 36 cidades brasileiras”, destaca o arquiteto Silvio Macedo, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e coordenador do Quadro do Paisagismo no Brasil (Quapá).

A Mostra Internacional contará com uma sala especial do Quapá que trará ao público 40 banners ilustrando suas recentes conclusões. Criado em 1994, o Quapá é um centro de pesquisa focado principalmente na produção nacional contemporânea de paisagismo. Possui 14 estudiosos e está alocado no Laboratório da Paisagem do Departamento de Projeto da FAU.

O centro de pesquisa possui também um banco de dados acessível via internet. Há também uma base de informações, incluindo imagens, para aqueles que pretendem aprofundar o estudo sobre paisagismo. “Temos registros de tratamento do espaço livre público e privado”, comenta Silvio Macedo.

Cidadãos mais exigentes

Mas como a população como um todo pode se beneficiar dos estudos produzidos no Quapá? “Possibilitando às pessoas o contato com conceitos e obras arquitetônicos, elas passam a ser cidadãos mais exigentes”, explica Fany Galender, pesquisadora do Quapá.

Com essa afirmação, ela aponta para um dos possíveis caminhos na formação de cidadãos mais conscientes. E assim, ainda segundo a pesquisadora, seria possível a eles cobrarem do Poder Público maior qualidade em obras nos centros urbanos, por exemplo.

Marcelo Gutierres – Agência USP