USP: Pesquisadora recebe prêmio nos EUA

Evento será entre os dias 19 e 22, na Filadélfia

ter, 17/06/2003 - 15h04 | Do Portal do Governo

A médica e pesquisadora da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Ana Cláudia Latronico, é a primeira brasileira a receber o prêmio internacional Richard E. Weitzman 2003, concedido pela The Endocrine Society, dos Estados Unidos. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada durante o Encontro Anual da Sociedade Americana de Endocrinologia, entre os dias 19 e 22, na Filadélfia (EUA).

O prêmio existe desde 1982 e se destina a premiar jovens pesquisadores, com idade inferior a 40 anos. A pesquisa da doutora Latronico está ligada especificamente ao esclarecimento das bases genéticas das doenças endócrinas em humanos. Ela trabalha desde 1998 no Laboratório de Hormônio e Genética Molecular da FMUSP, coordenado pela Profa. Dra. Berenice B. de Mendonça, e no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas (HC).

O principal foco do trabalho da Dra. Latronico são as alterações gênicas que acometem a regulação ovariana e testicular em pacientes com queixas sexuais (atraso ou precocidade sexual, alterações menstruais, ambigüidade genital e infertilidade). O estudo é realizado junto a pacientes da Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento do Hospital das Clínicas.

Segundo a endocrinologista, as mutações identificadas na última década nos genes que influenciam o desenvolvimento e a função gonodal (ovário e testículo) representam a causa de diversas doenças endócrinas, principalmente daquelas de origem familial.

A partir destas descobertas, o estudo do DNA trouxe benefícios para esses pacientes, através de aconselhamentos genéticos adequados e de tratamentos racionais e individualizados. Os dados genéticos adquiridos a partir destes estudos têm importante impacto nos conhecimentos atuais da fisiologia hormonal.

Da Agência USP

M.J.