USP: Pesquisadora fala sobre Mário de Andrade

Palestra faz parte do projeto 'Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira'

qua, 17/11/2004 - 13h41 | Do Portal do Governo

Mais que poeta, literário e crítico de arte, Mário de Andrade foi um grande pesquisador das tradições populares brasileiras. Inspirado neste perfil, o SESC São Caetano apresenta, até dezembro, o projeto ‘Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira’, que propõe destacar a importância do artista no contexto da pesquisa nacional, além de discutir a preocupação com o registro de memória da cultura popular em suas diversas manifestações. A atração de amanhã, 18, é a palestra gratuita com Telê Ancona Lopez, pesquisadora do IEB, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, a partir das 20 horas.

A programação especial iniciou na semana passada com a abertura da exposição fotográfica ‘Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira’ (até o dia 31 de dezembro), que reúne cerca de 20 fotos registradas por Mário entre os anos de 1927 e 1929, durante suas expedições para as regiões Norte e Nordeste do País. As imagens, pertencentes ao acervo do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros da USP), apresentam as expressões pessoais de Mário de Andrade durante seus ensaios fotográficos. ‘O artista se baseava em livros de fotografia alemães e procurava utilizar os cuidados com o plano e composição fotográfica’, explica Sidênia Freire, técnica de programação do SESC São Caetano responsável pelo projeto.

Entre os anos de 1927 e 1929, Mário passou pela Amazônia e os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde registrou cenas do cotidiano e os aspectos da paisagem, arquitetura e da população local. Registradas em preto e branco, algumas fotos compõem o livro ‘Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz’, editado pelo próprio IEB, em 1993. Em trecho publicado na obra, a pesquisadora Telê Ancona Lopez, palestrante de amanhã, 18, descreve a preocupação de Mário de Andrade durante a produção das imagens. ‘O fotógrafo empenha-se na arte. Sabe que não basta imaginar e que o bom resultado depende da aplicação de técnicas corretas’, explica.

Um grande nome

Nascido em 1893, Mário Raul Morais de Andrade foi poeta, escritor, crítico literário, teórico de arte, fotógrafo e folclorista. Líder do movimento modernista brasileiro, escreveu livros como Paulicéia Desvairada (1922), Losango Cáqui (1926); Clã do Jabuti (1927); Amar, Verbo Intransitivo (1927); Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (1928). De 1934 a 1937, atuou como o diretor do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo e desenvolveu os acervos fotográficos do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo.

O projeto especial ‘Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira’ também faz parte das comemorações aos 450 anos da cidade de São Paulo. ‘Paulistano, Mário de Andrade desenvolveu obras importantes sobre São Paulo, como o livro Paulicéia Desvairada’, afirma Sidênia Freire, do SESC São Caetano. Confira abaixo a programação completa:

Programação:

Exposição ‘Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira’ – A mostra reúne cerca de 20 fotos do acervo do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros da USP), retratadas por Mário de Andrade durante suas expedições às regiões Norte e Nordeste do País, entre os anos de 1927 e 1929. A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta, das 9h30 às 21h e aos sábados, das 10h às 14h e das 15h30 às 17h30. De 11 de novembro a 31 de dezembro. Grátis.

Na Ponta da Língua: São Paulo de todos os tempos – A Cia. Pé no Canto, formada pelos atores Joaz Campos e Tânia Piffer, leva ao público a interpretação da obra ‘Paulicéia Desvairada’, de Mário de Andrade. Dia 17 de novembro, às 20h. Grátis.

Palestra ‘Mário de Andrade, pesquisador da cultura brasileira’ – A pesquisadora Telê Ancona Lopez, do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros da USP), conversa com o público sobre a importância de Mário de Andrade no contexto da pesquisa cultural brasileira. Dia 18 de novembro, às 20h. Grátis.

Na Ponta da Língua: O Peru de Natal – Interpretação do conto de Mário de Andrade, com Duo de Malas Teatrais. Dia 07 de dezembro, às 20h. Grátis.


‘Mário de Andrade: Pesquisador da Cultura Brasileira’
– Palestra com Telê Ancona Lopez, do IEB – USP
– Data – 18 de novembro
– Local – SESC São Caetano