USP: Pesquisa revela crescimento no comércio eletrônico

Estudo foi realizado pelo Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração

ter, 10/09/2002 - 11h50 | Do Portal do Governo

Apesar de o varejo tradicional estar passando por um período de desaquecimento, devido à instabilidade econômica, o comércio eletrônico brasileiro mantém crescimento. Esse fato é comprovado por uma pesquisa recente que avaliou a intenção de compra via Internet.

O estudo foi realizado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia) ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Fea) da USP, em parceira com a empresa de pesquisa e marketing e-bit.

O questionário on line, respondido por 1.500 e-consumidores do estado de São Paulo, aponta as expectativas em relação à intenção de compras pela Internet nos meses de setembro e outubro. Apresenta também que apenas 5,4% dos entrevistados não pretendem comprar nos próximos dois meses.

O percentual é bem diferente do encontrado em outro estudo do Provar que indica que 78,1% dos consumidores de lojas tradicionais não deverão adquirir nenhum bem nos próximos 60 dias. CD´s, livros e DVD´s lideram a lista dos itens que deverão ser adquiridos pelos consumidores virtuais, dado apontado por 81,1% dos entrevistados.

O estudo revela ainda que a grande maioria do grupo (66,8%) pretende adquirir até quatro produtos, 24,1% tem intenção de comprar mais de seis produtos. Além dos artigos mais baratos, há uma grande disposição dos internautas em realizar a compra de artigos com valor agregado alto, caso dos eletroeletrônicos (33,8%), equipamentos de informática (26,5%) e produtos da linha branca (12,9%). O interesse pela aquisição de automóveis também foi considerável (10%). Entre essas pessoas, 26,8% pretendem gastar até R$10 mil e 42,7% entre R$10 mil e R$20 mil.

O Provar iniciou uma série de estudos sobre as expectativas de consumo na cidade de São Paulo em outubro de 1999. Desde então, realiza trimestralmente um levantamento envolvendo consumidores adultos para prospectar as tendências de consumo no trimestre subseqüente.

O estudo reúne entrevistas na rua, preferencialmente em locais de grande afluxo de público, com um grupo de 400 pessoas, entre homens e mulheres, pertencentes a classes sociais e faixas etárias diferenciadas. A partir da última edição, a pesquisa passou a ter também uma versão sobre as expectativas dos consumidores de lojas virtuais.

Mais informações: (0XX11) 3091-6045, ou pelo e-mail provar@fia.fea.usp.br;

Da Assessoria de Imprensa da FIA/USP