USP: Pesquisa Provar avalia o varejo e a venda de produtos de alta tecnologia

Produtos pesquisados foram computador, scanners, impressoras, celulares, DVDs e Home Theaters

qui, 17/04/2003 - 18h30 | Do Portal do Governo

O Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), finalizou no mês de abril a pesquisa ‘Varejo e a venda de produtos de alta tecnologia’. A pesquisa aborda o comportamento do consumidor que procura o segmento varejista para adquirir produtos de alta tecnologia. Os produtos pesquisados foram computador, scanners, impressoras, celulares, DVDs e Home Theaters.

Coordenado pelos professores Claudio Felisoni de Angelo e João Paulo Lara de Siqueira, o estudo contou com um universo de 400 pessoas adultas da cidade de São Paulo. Para garantir a representatividade da amostra foram consideradas as quatro regiões geográficas da cidade – norte, sul, leste e oeste – e, em cada região, locais de grande afluxo de consumidores das faixas de renda alta, média e baixa. Em cada uma dessas regiões foram realizadas 100 entrevistas.

Dados revelados pela pesquisa mostram que 71% dos entrevistados já compraram telefones celulares; e entre os que compraram, apenas 52,0% disseram que, na ocasião da aquisição, já sabiam usá-lo. Além disso, mais de 55,8% dos consumidores utilizaram o crediário como forma de pagamento na última compra dos equipamentos avaliados no levantamento.

A venda de produtos de alta tecnologia em lojas é um fenômeno recente, bastando lembrar que há poucos anos muitos desses produtos não existiam, como telefones celulares e aparelhos de DVD, ou não eram comprados por pessoas físicas, como era o caso dos computadores.

A popularização desses produtos só foi possível graças à redução de seus preços e da adequação das suas características às necessidades das pessoas leigas em tecnologia, o que, por sua vez, só foi viável após os enormes avanços ocorridos nas últimas décadas nas áreas de informática e telecomunicações.

O gráfico abaixo mostra o local onde os entrevistados realizaram a sua última compra de produtos de tecnologia: