USP: Pesquisa indica que a maioria das pessoas se preocupa com economia de água

Enquete na periferia de São Paulo mostra que apenas 5% não economizam água de jeito nenhum

ter, 17/02/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

Mesmo com as chuvas abundantes neste último mês em São Paulo, a falta de água ainda é iminente. Assim, evitar o desperdício continua sendo a melhor maneira de se conter a escassez deste recurso natural.

Atitudes simples como não deixar torneiras pingando e fechá-las enquanto se escovam os dentes ou fazem a barba, tomar banhos rápidos e não desperdiçar ao lavar o carro ou calçada podem fazer uma grande diferença na economia de água do planeta.

Pesquisa com usuários do Fala São Paulo, enquete semanal digital realizada pela Escola do Futuro da USP para o programa Acessa São Paulo, vinculado do Governo do Estado de São Paulo, mostra que a maioria das pessoas se preocupa com a questão da água. Dos 1106 votantes, 61% não deixam as torneiras pingando, enquanto apenas 5% dizem não economizar água de jeito nenhum.

Esta enquete também indica que as mulheres se preocupam mais do que os homens com as torneiras pingando: 67% das mulheres contra 57% dos homens economizam neste quesito. No entanto, quando a questão é economizar água ao lavar a calçada ou o carro, a participação masculina é maior: 47% dos homens contra 39% das mulheres.

No total participaram da pesquisa sobre a economia de água 695 homens e 411 mulheres, todos usuários do Fala São Paulo, um canal de expressão para que pessoas de comunidades carentes da capital possam falar e opinar sobre temas importantes. O Fala São Paulo faz parte do Acessa São Paulo, programa do Governo do Estado de São Paulo coordenado pela Imprensa Oficial do Estado, que tem como objetivo combater a exclusão digital, levando recursos da Internet à população de baixa renda. A Escola do Futuro da USP participa no acompanhamento dos 60 infocentros localizados na periferia da capital paulista, com treinamento de monitores, cursos online, produção de conteúdos e pesquisas.

Da Agência USP

M.J.