USP: Parceria gera máquina inédita no país

A máquina é quatro vezes mais rápida do que as existentes no mercado nacional

ter, 18/11/2003 - 19h17 | Do Portal do Governo

Uma retificadora de alta velocidade acaba de ser desenvolvida numa parceira entre a Escola de Engenharia de São Carlos da USP e empresas privadas. A máquina é quatro vezes mais rápida do que as existentes no mercado nacional, o que possibilita maior produtividade. Trata-se da Numerika G-800-CBN-HP, aparelho que trabalha com rebolo de CBN (nitreto de boro cúbico). Este material possui diversas aplicações, sobretudo, em indústrias automobilística e aeroespacial.

Segundo o professor da Escola de Engenharia de São Carlos, João Fernando Gomes de Oliveira, a máquina leva apenas 25% do tempo de outra similar para retificar – operação final de quaisquer peças relacionadas a motores, câmbio ou diferencial. O professor frisa que somente oito países fabricam o aparelho: Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália, Suíça, EUA, Japão e, agora, o Brasil.

A pesquisa contou com o apoio das empresas nacionais Zema Zselics e Sensis, e com as estrangeiras GE Fanuc e Saint-Gobain. A Zema já lançou a máquina no mercado. De acordo com João Fernando, a nova retificadora apresenta maior qualidade de acabamento e maior confiabilidade na execução das tarefas em relação às similares. Ele conta que o projeto ficou em 250 mil dólares e foi financiado integralmente pelas empresas participantes.

Mais informações: (16) 273-9393, com João Fernando ou pelo e-mail jfgo@sc.usp.br.

Marcelo Gutierres – Agência USP