USP: Palestra aborda economia e felicidade

Evento faz parte da disciplina 'Seminários de Relações Internacionais'

qua, 04/06/2003 - 20h32 | Do Portal do Governo

O professor doutor Luigino Bruni, do Instituto de Economia da Universidade de Milão-Bocconi, Itália profere palestra na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) nesta quinta-feira, dia 5, das 17h às 19 horas, com o tema ‘A economia e os paradoxos da felicidade’.

A proposta busca refletir sobre o fato de que, nas sociedades mais prósperas, o aumento da renda per capita não é necessariamente acompanhado por uma elevação de indicadores que mensuram sentimentos de felicidade.

A partir desta observação é confrontado o estudo da economia que pesquisa a causa da riqueza das nações com o estudo da economia que pesquisa as causas da felicidade nas nações ou a ‘felicidade pública’. A limitação da segunda abordagem é o próprio conceito de felicidade sobre o qual tantos filósofos se debruçaram. O confronto das duas abordagens despertou interesse de estudiosos do desenvolvimento, filósofos, psicólogos e economistas que têm se dedicado ao estudo dos ‘paradoxos da felicidade’ introduzindo conceitos como o dos ‘bens relacionais’.

O evento faz parte da disciplina ‘Seminários de Relações Internacionais’ do curso de Relações Internacionais. A pelestra será coordenada pelo professor doutor Jacques Marcovitch, ex-reitor da Universidade. O convidado falará em italiano, com tradução simultânea. A confirmação de presença é imprescindível e deverá ser feita com antecedência pelo e-mail relinter@usp.br. O evento ocorre no Auditório da FEA (FEA-5), que fica av. prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária.

Da Agência USP

M.J.