USP: Pacientes com dor crônica fazem exposição de arte

Exposição será realizada no congresso da Faculdade de Medicina

seg, 24/03/2003 - 20h40 | Do Portal do Governo

Pacientes que sofrem de dor crônica ganharão um espaço privilegiado para expor pinturas, fotos, desenhos, esculturas e artesanato, de 3 a 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças. É a Expo Arte-Dor – aberta ao público em geral – que ocorrerá junto ao ‘I Congresso Interdisciplinar de Dor da USP’.

Segundo o professor Manoel Jacobsen Teixeira, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP e coordenador geral do Congresso, a arteterapia é uma boa alternativa para o tratamento da dor. ‘Além de causar um alívio dos sintomas, porque leva a um relaxamento e diminui a atenção do paciente sobre o problema, é uma forma de expressão, inclusive terapêutica, mostrando o que ele sente, o seu sofrimento, de uma forma natural e menos invasiva’, defende.

Para a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP, a arte pode ser usada especialmente como meio de reabilitação. ‘Muitas vezes a dor causa uma grande perda da qualidade de vida’, diz a médica. ‘Muitos dos nossos pacientes, quando voltaram a se engajar em suas atividades, como o trabalho e os relacionamentos pessoais, também se envolveram com a arte. Percebemos que tínhamos talentos artísticos, e precisávamos incentivá-los.’

Além de expor trabalhos de pacientes do Centro de Dor do Hospital das Clínicas, a Expo Arte-Dor estará aberta a quaisquer interessados que passem pelo mesmo problema. Pessoas de todas as idades, amadoras ou profissionais, têm até o dia 26 de março para se inscreverem gratuitamente pelo telefone (0XX11) 9607-4380, com Adriana. A organização do evento pede a colaboração de profissionais de saúde para a divulgação.

O ‘I Congresso Interdiciplinar de Dor da USP’, voltado para profissionais da área de saúde, terá palestras, cursos de especialização e lançamentos de livros, com a presença de autoridades nacionais e internacionais no assunto. A organização é da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia e do Centro de Dor do Hospital das Clínicas. A Expo Arte-Dor terá visitação das 8h30 às 18 horas, na entrada do Congresso.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Avenida Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo

Lucas Oliveira Telles – Agência USP