USP: Ônibus equipado com ferramentas de educação ambiental percorrerá o interior paulista

Jornada por 34 cidades vai atender principalmente alunos do ensino fundamental

qui, 29/04/2004 - 14h16 | Do Portal do Governo

Um ônibus temático equipado com ferramentas interativas de educação ambiental está pronto para começar uma jornada em que irá percorrer 34 cidades do interior paulista. Os passageiros desse programa serão principalmente alunos do ensino fundamental.

‘O ônibus tem experimentos que vão desde uma maquete da bacia hidrográfica até uma miniestação de tratamento de água. Serão mostrados também os tipos de peixe e de solo existentes no rio Tietê e uma miniturbina que ajudará a explicar a geração de energia”, disse Kleber Chicrala, coordenador do projeto, à Agência FAPESP.

Haverá também painéis iluminados para explicar os ciclos hidrológicos ou a cadeia alimentar de um rio. Do lado de fora do ônibus serão montadas tendas para a exibição de vídeos sobre a preservação dos recursos hídricos. “Ao saírem do ônibus, os alunos deverão ser questionados sobre o que foi visto nessa espécie de aula prática sobre educação ambiental”, disse Chicrala, que também é responsável pelo setor de difusão do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), do Instituto de Física de São Carlos.

O projeto, promovido pelo Cepof e pela ONG Mãe Natureza, sediada na cidade de Barra Bonita (SP), também está incentivando a realização de concursos de redação nas escolas visitadas. “As crianças de primeira à oitava série serão motivadas a escrever sobre o tema e os autores das melhores redações serão premiados com medalhas e diplomas”, disse o coordenador do projeto.

O ônibus visitará, inicialmente, as cidades que compõem a bacia hidrográfica dos rios Tietê e Jacaré. “As escolas e prefeituras interessadas precisam enviar um ofício para o Instituto de Física de São Carlos, para que seja feita uma triagem dos lugares que serão visitados”, disse Chicrala. Segundo ele, o ônibus deve demorar um ano para percorrer as 34 cidades.

Mais informações pelo telefone (16) 271-2012, ramal 234, ou por e-mail: kleberchicrala@if.sc.usp.br / keleber@if.sc.usp.br

Thiago Romero, da Agência Fapesp