USP: ONG terá banco de dados sobre álcool e saúde

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool vai disponibilizar os dados através de uma página na Internet

qua, 31/03/2004 - 18h32 | Do Portal do Governo

Uma Organização Não-Governamental (ONG) criada em parceria por professores da USP e a indústria de bebidas Ambev irá reunir e divulgar informações sobre álcool e saúde para toda a população. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) terá apoio financeiro da empresa e vai disponibilizar os dados através de uma página na Internet, que deverá entrar no ar em julho.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP Arthur Guerra de Andrade, coordenador do Cisa, o Centro criará três bancos de dados: o primeiro reunirá estatísticas governamentais e de associações brasileiras e internacionais e o segundo terá artigos científicos publicados em revistas especializadas. ‘Os estudos mais avançados sobre o álcool e seus efeitos para a saúde estarão disponíveis para consulta’, diz. O terceiro banco de dados contará com informações de qualidade recolhidas em jornais, revistas e sites destinados ao público em geral.

As informações reunidas pelo Cisa poderão ser consultadas no site da ONG, que estará disponível a partir de 1º de julho, em português, inglês e espanhol. Arthur Guerra de Andrade relata que também deve ser criada uma linha telefônica para orientar pessoas que estejam enfrentando problemas relacionados ao álcool. ‘O serviço fornecerá indicações de hospitais, clínicas e ambulatórios da rede pública que ofereçam atendimento especializado’, explica.

As atividades do Cisa terão auxílio financeiro da Ambev durante todo o ano de 2004. ‘A Organização Mundial da Saúde defende as parcerias da comunidade médica com as indústrias de bebidas como forma de esclarecer para o público os efeitos da dependência ao álcool na saúde’, afirma Guerra. O professor aponta que a ONG estuda a possibilidade de realizar pesquisas sobre o tema, além de um seminário, provavelmente no final deste ano.

Mais informações: (11) 3842-0404, com Arthur Guerra de Andrade

Júlio Bernardes – Agência USP