USP: Obras do campus na Zona Leste estão em fase de acabamento

Aulas para os primeiros 1.020 alunos aprovados na unidade começam no dia 28 de fevereiro

qua, 16/02/2005 - 8h47 | Do Portal do Governo

Em quatro meses de intenso trabalho, as obras do novo campus da USP na Capital, na Zona Leste, estão quase concluídas. Apenas a finalização do anel viário sofreu um pequeno atraso no cronograma. Isso ocorreu em função das fortes chuvas que têm caído sobre a cidade de São Paulo desde dezembro do ano passado.

Nesta quarta-feira, dia 16, às 10h, o governador Geraldo Alckmin vistoria o andamento das obras de finalização da USP Leste, que será inaugurada no próximo dia 27.

Os candidatos aprovados no vestibular da Fuvest para os cursos da USP Leste fizeram as matrículas ontem (15) e na última segunda-feira. As aulas para 1.020 alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno começam no dia 28 de fevereiro.

Obras

Em ritmo acelerado, foram construídos os edifícios que compõem o Núcleo Inicial Didático, o Centro de Apoio Técnico, o Refeitório, o Posto de Segurança e a unidade de Serviços Gerais. A fase, agora, é de acabamento, como pode ser visto nas fotos abaixo, do dia 10 de janeiro.

O Núcleo Inicial Didático é um prédio de dois pavimentos com oito salas de aula, três salas especiais para acomodar 120 alunos em cada uma, duas salas para informática, dois laboratórios básicos, sala para biblioteca e sala para docentes. A área construída é de 5.200 metros quadrados.

O Núcleo é complementado pelo Centro de Apoio Técnico – CAT, que acomodará a administração, pelo prédio destinado à segurança do campus e pelo refeitório, com capacidade para servir 1.500 refeições por dia.

Dez novos cursos

Implantada em uma área de 1,25 milhão de metros quadrados, junto ao Parque Ecológico do Tietê, a USP Leste abrigará a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com dez novos cursos: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia.

A USP Leste fica na Av. Arlindo Bétio, s/n, em Ermelino Matarazzo, e o acesso pode ser feito pela rodovia Ayrton Senna, saída 17.


Fotos do local no dia 10/1/2005

Fonte: Agência USP de Notícias e site da USP Leste: www.uspleste.usp.br

(Roberto Kamide)