USP: Novo sistema de pontos permite reeducação alimentar

Adaptação de dieta classifica alimentos e possibilita controle pessoal da ingestão de colesterol e de gorduras

qui, 13/01/2005 - 18h22 | Do Portal do Governo

Uma nova dieta para o controle de colesterol prova ser mais eficiente e menos sofrida para o paciente. O regime é uma adaptação da Dieta dos Pontos para emagrecimento e foi desenvolvida no Departamento de Nutrição de Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A pesquisa, realizada por Edeli Simione de Abreu e Márcia de Araújo Leite Nacif, foi transformada no livro Sistema de Pontos para controle de colesterol e gordura no sangue.

A dieta é resultado das defesas de mestrado e doutorado das duas pesquisadoras e segue as recomendações da Associação Americana do Coração (AHA). Edeli, em sua tese de doutorado, criou a fórmula e testou a eficácia do procedimento com 62 pessoas. ‘O tratamento é muito melhor, pois as pessoas não desistem de segui-lo’, explica Márcia. A orientação do trabalho foi realizada pela professora Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres, co-autora do livro.

Os alimentos foram classificados de acordo com a quantidade de colesterol e gordura saturada que contêm. Dependendo da concentração desses elementos, recebem um número de pontos. O paciente tem que cuidar apenas para não extrapolar a pontuação.

O novo sistema permite que o paciente coma todos os tipos de alimento tornando a dieta menos sofrível. Segundo Márcia, as dietas recomendadas hoje em dia são proibitivas, sendo difícil segui-las por muito tempo. ‘Tudo entra na lista de alimentos proibidos: sanduíche, fritura, ovo, linguiça. Quem agüenta?’, brinca.

Leigos

A dissertação de Márcia procurou verificar o grau de entendimento da dieta por pessoas leigas. ‘A idéia é que a pessoa possa seguir sua alimentação sem a necessidade de acompanhamento de um profissional’. A pesquisa foi realizada em um grupo de 153 pessoas e comprovou a simplicidade da dieta. ‘Muitas pessoas não têm um acompanhamento adequado da alimentação’, explica a pesquisadora. ‘O livro ajuda os leitores a reeducarem seus hábitos alimentares’, explica a pesquisadora.

A dieta é recomendada para pacientes que ainda não precisam tomar medicamentos para controlar o colesterol. As pesquisadoras irão testar a eficácia do sistema de pontos quando usado em conjunto com remédios.

Yara Camargo – Agência USP