USP: Nova política de museus terá colaboração da Universidade

Cadastro será parte integrante do Plano Nacional dos Museus

seg, 09/06/2003 - 15h32 | Do Portal do Governo

A Comissão de Patrimônio Cultural (CPC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, vai colaborar com o Ministério da Cultura na produção de um cadastro nacional de todos os museus brasileiros. Esse cadastro será parte integrante do Plano Nacional dos Museus, anunciado no último dia 16 de maio pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pelo secretário do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas, Márcio Meira. A cerimônia, realizada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, ocorreu em meio às comemorações do Dia Internacional dos Museus.

‘Na verdade, já há uma parceria consolidada, mas ainda não temos nada oficializado, como um convênio, por exemplo’, explica Ana Lúcia Duarte Lana, coordenadora do CPC e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. ‘Ainda temos de analisar de que forma essa colaboração vai se dar, como vai ser feita a troca de dados, por exemplo’, diz.

A professora Cristina Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, também envolvida no projeto, explica que na verdade o que vai ocorrer é a junção de dois cadastros já existentes. Ela mesma colaborou, junto com o atual diretor da Pinacoteca, Marcelo Araújo, na produção de um cadastro produzido pela própria CPC. Ao mesmo tempo, o Instituto Vitae, uma fundação de apoio a projetos na área de educação, cultura, saúde e promoção social, e que possui um programa específico sobre museus, produziu um cadastro próprio. ‘Cada museu que desejava entrar nesse programa era obrigado a preencher um cadastro’, lembra ela.

O cadastro produzido pela CPC foi publicado no Guia de Museus do Brasil, editado em razão das comemorações dos 500 anos do País. ‘Montamos uma nova base de dados, e a cada ano ela é atualizada. O que nós fizemos quando do anúncio do Plano Nacional dos Museus foi reiterar ao Ministério da Cultura a existência desse cadastro e nos pusemos a disposição para colaborar no que for necessário’.

A unificação da política para os museus brasileiros é considerada pelo governo federal como o ponto de partida para a criação de um órgão que abrigue todos os museus e promova sua integração com as universidades. A professora Cristina lembra ainda que ‘o cadastro é apenas parte de uma política maior para os museus brasileiros, que deve incluir vários eixos programáticos, como formação e capacitação profissional, por exemplo’.

Francisco Angelo, da Agência USP

M.J