USP: Museu Paulista abre exposição sobre a São Paulo Colonial

Mostra reúne mapas, diários de viagens e antigos aparelhos para observação astronômica

ter, 08/03/2005 - 21h21 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 11, será aberta no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) a exposição ‘Cartografia de uma História. São Paulo Colonial: Mapas e Relatos’. A mostra traz os primeiros mapas usados para demarcação de terras, diários de viagens e objetos utilizados para calcular latitude e longitude, além dos primeiros aparelhos para observação de astros.

A exposição, que conta com diversos suportes audiovisuais, vai mostrar como a Cartografia foi produzida e desenhou os contornos da América, do Brasil e de São Paulo. As imagens traduzem essa nova configuração do mundo com o Novo Continente descoberto, mudando as concepções cosmográficas antes existentes.

‘O visitante poderá vivenciar as novidades que aconteciam nesse tempo e também se transportar para os gabinetes de trabalho da época. Além disso, mapas, relatos, pinturas e objetos da cultura material mostram o cotidiano das expedições e ajudam a entender melhor o elemento humano, formando os contornos da nossa história’, destaca a Diretora do Museu, a historiadora Eni de Mesquita Samara.

A exposição poderá ser vista até o dia 11 de setembro. O ingresso custa R$ 2,00 (grátis no terceiro domingo de cada mês). O Museu fica aberto das 9h às 16h45 e localiza-se no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 3068-8399 / 3068-9349 ou na internet: www.mp.usp.br.

Da Agência USP

(LRK)