USP: Museu do Ipiranga ganha passeio virtual na internet

Com alguns cliques no mouse, o internauta pode conhecer parte da história da independência brasileira

ter, 01/06/2004 - 12h08 | Do Portal do Governo

O imponente saguão do Museu Paulista, vinculado à Universidade de São Paulo (USP) e mais conhecido como Museu do Ipiranga, é uma das atrações de um passeio virtual, com muitas fotos, que acaba de ser montado pelo portal Universia Brasil. Com alguns cliques no mouse, o internauta pode conhecer – e com isso se estimular a visitar o museu pessoalmente – parte da história da independência brasileira.

Erguido entre os anos de 1885 e 1890, o Museu do Ipiranga nasceu para ser um monumento ao ato realizado pelo então imperador do Brasil em 1822. O edifício foi construído na zona sul da cidade de São Paulo, próximo ao local onde D. Pedro I teria declarado a Independência do Brasil, inserindo a nação brasileira no cenário mundial.

No saguão do museu estão imponentes estátuas feitas em mármore carrara dos bandeirantes Fernão Dias e Antônio Raposo Tavares. Além disso, nas escadarias, surge um imponente D. Pedro I, que saúda todos que sobem para o segundo pavimento do edifício.

Outra relíquia que faz parte do acervo e pode ser admirada pela internet é o polêmico quadro de Pedro Américo, que procurou retratar o exato momento do Grito do Ipiranga. Vários especialistas que analisaram a obra disseram que se trata muito mais de uma produção figurada do que de um registro histórico. Um dos argumentos é que, ao voltar de Santos, D. Pedro não deveria estar sobre um cavalo mais sim sobre um burro, animal utilizado para longos deslocamentos na época.

A exposição virtual está dividida em mais três sessões, além da Exposição da Independência. Fazem parte do roteiro as áreas Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho e História do Imaginário.

Para percorrer o tour virtual pelo Museu do Ipiranga visite o endereço www.universiabrasil.net/especiais/museupaulista/

Da Agência FAPESP

(LRK)