USP: Museu de Zoologia inaugura exposição inédita sobre biodiversidade

Mostra utiliza recursos de cenografia e iluminação especial para apresentar parte do acervo

ter, 20/08/2002 - 13h10 | Do Portal do Governo

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) inaugura em setembro uma fase de maior aproximação e diálogo com o público. O marco será a mostra ‘Pesquisa em Zoologia: a biodiversidade sob o olhar do zoólogo’, que abrirá parte do seu acervo de oito milhões de exemplares da fauna neotropical (região que vai do México à Patagônia), considerado o mais completo do planeta.

A exposição, que será realizada a partir do dia 7 de setembro, está organizada em grandes módulos, nos quais, além dos espécimes da coleção do museu, estarão réplicas de fósseis de animais pré-históricos, como uma preguiça gigante e um tigre dente-de-sabre. Depois de passar pelo módulo que mostra a evolução dos grandes grupos zoológicos, o visitante poderá caminhar sobre um mapa da região neotropical, na qual estarão reproduzidos biomas como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

Nos cenários criados pelo museólogo Maurício Candido da Silva, surgem a onça pintada, macacos, jaguatirica, jacarés, tartarugas, cobras e uma infinidade de outros animais em seus habitats. A seguir, uma ‘revoada’ de aves costeiras, composta por fragatas, andorinhas do mar, albatrozes e garças taxidermizadas, sinalizam ao público o caminho para o módulo do ambiente marinho. Ali, em uma parede d’água gigante, quatro níveis marinhos são reproduzidos, e o visitante vive uma sensação de mergulho ao fundo do mar.

A montagem da exposição e a recuperação de parte do prédio tombado que abriga o Museu de Zoologia tiveram o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, e da própria USP, através da Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Cronologia do Museu de Zoologia da USP

1886 – Criação da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo.
1893 – Criação do Museu Paulista, com a fusão dos acervos da CGG e do Museu do Estado.
1939 – A seção de Zoologia do Museu Paulista é transformada em Departamento de Zoologia da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, sendo instalada em um prédio novo, construído na Avenida Nazaré (Ipiranga) especialmente para receber as coleções.
1969 – O Departamento de Zoologia é incorporado à Universidade de São Paulo, sendo rebatizado de Museu de Zoologia da USP.

Data: 7 de setembro de 2002.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h
Local: Avenida Nazaré, 481 Ipiranga, São Paulo- SP- Telefones (0XX11) 6165-8100 e 6165-8140
Ingressos: R$ 2,00
Grátis para escolas públicas, visitantes menores de 6 anos e acima de 65 anos.
O local possui acesso para deficientes físicos