USP: Museu de Zoologia inaugura exposição ‘Ilustração em Zoologia: Da paisagem ao microscópio’

Exposição começa no próximo dia 13 de dezembro

ter, 06/12/2005 - 13h26 | Do Portal do Governo

Público poderá conhecer a fascinante trajetória da ilustração de animais, entre as mais antigas representações artísticas da humanidade. A partir de 13/12/05 a 02/07/06, com abertura aos convidados em 12/12. Em paralelo, o Museu inaugura novos recursos em sua exposição permanente e lança mais serviços aos visitantes

Referência mundial em zoologia e detentor do magnífico e mais completo acervo da fauna neotropical do planeta – com cerca de 8 milhões de exemplares de animais –, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo abre ao público, no dia 13, a exposição “Ilustração em Zoologia: da Paisagem ao Microscópico”

A mostra inédita reúne cenários, pinturas, desenhos, gravuras, mosaicos, textos e objetos diversos, organizados em módulos cronológicos. Na Antigüidade, na Idade Média, no Renascimento, são muitas e belas as obras – em murais, pergaminhos e impressos – que trazem imagens de animais. “O traço dos desenhos chega ao extremo realismo e, respaldado na curiosidade e no encantamento da descoberta, à ciência”, explica o professor Nelson Papavero, curador da mostra.

Para registrar o fascínio que os animais exercem na humanidade desde os mais remotos tempos, a exposição apresenta logo na entrada uma caverna estilizada, com reproduções de pinturas rupestres de animais, produzidas pelo artista Paulo Von Poser.

O módulo seguinte, Antiguidade, destaca os gregos e seu curioso sistema de mosaicos, criado para retratar os animais. Neste espaço, os visitantes poderão interagir, exercitando o sistema grego. Vale lembrar que Aristóteles (384-322 a.C.) foi o fundador da Zoologia como ciência e autor do primeiro livro ilustrado sobre o tema. Atividade predileta da nobreza na Idade Média, a caça ganha status e os animais passam a ser reproduzidos em livros caríssimos, de pergaminho – ou ganham as paredes dos castelos, em aquarelas. Aqui, o público verá reproduções de imagens de livros e de ilustrações de época.

No Renascimento, a invenção da imprensa, a disseminação dos livros e a descoberta da América influenciam largamente a ilustração zoológica. A diversidade da fauna encontrada no Novo Mundo intriga os cientistas e muitas expedições são realizadas para a coleta de exemplares.Como resultado, surgem as obras em tom extremamente naturalista com intensa valorização da paisagem para ambientar os animais. Na exposição, o período é exemplificado com a reprodução de uma grande tela de Rafael, ladeada por uma vitrina contendo exemplares dos animais retratados na pintura.

Na seqüência, o público poderá ainda experimentar a observação por meio de microscópios e lupas, a invenção do século XVII, que permitiu o aperfeiçoamento da ilustração zoológica.

Chegando aos dias de hoje, a mostra segue com a apresentação de ilustrações feitas no Museu de Zoologia, um delicado trabalho que une cientistas e os poucos artistas especializados no Brasil. Na mesma ala, outra curiosidade: uma extensa coleção de clichês de peixes – reproduzidos em chapas metálicas, de diferentes formas, de acordo com o estilo de cada artista ou o objetivo científico. O roteiro expositivo é assinado pelo museólogo Maurício Cândido.

Exposições e Zooloja – de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Zooteca – de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Biblioteca – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviço Educativo – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Ingresso – R$ 2,00
Meia entrada – para estudantes e professores da rede estadual de ensino (São Paulo)
Entrada gratuita – para crianças até 6 anos e adultos acima de 60 anos, escolas públicas ou instituições assistenciais e deficientes.
Endereço – Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo, SP

Tel. (11) 6165-8100 – Na Internet: www.mz.usp.br

Assessoria de imprensa da USP
C.A.