USP: Museu de Arte Contemporânea romove ciclo de palestras de arte moderna

Será realizados entre os dias 5 e 23 de dezembro

qua, 14/12/2005 - 14h21 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP no Ibirapuera realiza, entre os dias 5 e 23 de dezembro, um ciclo de palestras sobre arte moderna ministrado pela professora Silvia Miranda Meira, doutora em História da Arte do século XX pelo Institut d´Art et d´Archéologie Paris IV / Sorbone.

O objetivo é proporcionar uma leitura dos movimentos internacionais de história da arte que traduzem a imagem moderna, proporcionando instrumentos de estudo e reflexão por meio de obras da coleção do MAC. Acredita-se que, tendo mais definido os diversos mecanismos psíquicos e sociais da apreensão, da percepção e da representação da expressão artística contemporânea pode-se facilitar o processo de compreensão da mesma.

O programa de palestras de 32 horas, para no mínimo 15 participantes, consiste de eventos teóricos e projeção de imagens de obras de arte, acervos museológicos e exposições do acervo permanente do museu.

Os encontros acontecem às segunda, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, no 3º andar do Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Portão 3 do Mac / Ibirapuera, São Paulo). O curso é aberto a todos os interessados e custa R$50,00. Não é obrigatório assitir a todas as palestras. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-3027.

Confira a programação de palestras: Novas Perspectivas da Figura: o Cubismo (14), Futurismo: industrialização, movimento, velocidade e dinamismo (16), O Espaço Imaginário através do Surrealismo (19), A Arte Abstarta e os diferentes estados de consciência (21) e O Atelier da Bauhaus e a origem do design (23).

Agência USP

M.J.