USP: Mesa redonda discute importância das novas revistas de arte

Evento será realizado no Centro Universitário Maria Antonia, nesta segunda-feira, dia 9

qui, 05/06/2003 - 15h03 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza, na próxima segunda-feira, dia 9, às 19h30, a mesa redonda ‘As novas revistas de arte como instrumento de intervenção cultural’ com editores de revistas especializadas em arte.

O evento apresenta a primeira edição das revistas ARS, Número e Sexta-feira, de São Paulo, e a sexta edição da revista Item, do Rio de Janeiro. O debate abordará a produção destas publicações; as diferentes maneiras de tratamento da arte e da cultura contemporâneas com um objetivo em comum: serem instrumentos de intervenção nesta própria cultura.

Participam do evento Mario Ramiro, representado a ARS; Juliana Monachesi e Cauê Alves, críticos da equipe responsável pela Número, revista do grupo de discussão e elaboração de textos para as exposições do Ceuma; Florencia Ferrari e Paula Miraglia, representando a Sexta-Feira. A mesa também conta com a presença de Ricardo Basbaum e Eduardo Coimbra, da revista Item, que, eu sua sexta edição, mostra-se como um importante canal de debates artísticos.

A ARS é uma revista do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicaçãoe e Artes (ECA), que traz artigos críticos de Marco Gianotti, Sônia Salzstein, Tadeu Chiarelli, Walter Zanini, entre outros. A revista trata de temas como arte na internet, fotomontagem, com obra de artistas como Mira Schendel e Sherrie Levine. Já a Sexta-Feira, publicação editada por um grupo de antropólogos, tem a intenção de promover um diálogo entre a produção contemporânea na área das humanidades e a cultura em geral.

A entrada é gratuita. O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294, São Paulo. Mais informações no telefone (11) 3237 1815 ou pelo site www.usp.br/mariantonia.

Da Agência USP

M.J