USP: Médicos alertam profissionais da beleza sobre doenças de pele

Neste domingo, dia 23, será realizado workshop da 2ª edição da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética

sex, 21/03/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência de Comunicação da FMUSP


Neste domingo, dia 23, médicos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) participarão de workshop da segunda edição da Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O grupo palestrará a respeito de prevenção de doenças de pele, principalmente câncer. O evento é dirigido a cabeleireiros, manicures e esteticistas, importantes aliados no combate ao câncer da pele.

O objetivo do workshop é explicar como os profissionais da beleza podem atuar na divulgação de medidas de prevenção e contribuir para o diagnóstico precoce da doença. ‘Pretendemos orientar esses profissionais, que têm por ofício, ver a pele dos clientes’, afirmou o chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP, professor Gyorgy Böhm. Indica que o próximo passo seria transformá-los em agentes comunitários de saúde, por meio de um programa educativo.

O professor informa que os participantes do workshop serão capacitados a reconhecer lesões malignas para ter condições de aconselhar os clientes com suspeita de câncer de pele a procurar um dermatologista. ‘Nosso intuito é conseguir que a dimensão da campanha seja a mesma da realizada contra o câncer de mama’, disse o professor.

A FMUSP lançou o site www.saudetotal.com/prevencao, que traz informações sobre a doença de pele e dicas para identificar as lesões suspeitas.

SERVIÇO:
Data: dia 23 de março das 16 às 18 horas
Local: Transamérica Expo Center – av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Entrada franca para profissionais de beleza

(AM)