USP: Medicina inaugura conexão de fibra ótica entre hospitais das Clínicas e Universitário

Projeto tem o objetivo de criar redes estaduais baseadas na infra-estrutura pré-existente

qua, 03/03/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FM) da USP inaugurou nesta quarta-feira, dia 3, uma conexão permanente em fibra ótica que liga o Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Universitário (HU). Entre as diversas utilidades do novo sistema, o uso da rede para a realização de video-conferências entre médicos das duas unidades hospitalares. A apresentação da nova conexão foi realizada às 9 horas, na FMUSP.

Durante o evento houve uma sessão de video-conferência que conectou, além do HC e do HU, a Santa Casa de Curitiba e a Faculdade de Medicina de Maringá. A Disciplina de Telemedicina/FMUSP administrou a transmissão de uma autópsia na qual os médicos e estudantes de todas as localidades podiam fazer perguntas e dar pareceres em tempo real.

Estação Digital Médica

A iniciativa da conexão, que é realizada via Rede USP Net, partiu do projeto Estação Digital Médica, desenvolvido pelo professor Chao Lung Wen, que é também coordenador da Disciplina de Telemedicina na FMUSP. A Estação é uma rede nacional que visa a interligação de hospitais, universidades e postos de saúde, a fim de otimizar a pesquisa, o ensino e a assistência no campo da medicina.

‘Na prática, estamos juntando dois hospitais para trabalho sincronizado tanto em atendimento a pacientes quanto na formação dos alunos da USP’, afirma Chao Lung. Em um primeiro momento a conexão permitirá que alunos da FM tenham aulas nos próprios locais de residência, como é o caso do HU.

De acordo com o professor, em março já será possível que exista a colaboração entre os médicos dos dois hospitais. ‘Precisamos apenas que exista uma parceria entre o CCE e a Reitoria para fornecer definitivamente um aparelho de video-conferência para o HU’.

O projeto tem o objetivo de criar redes estaduais baseadas na infra-estrutura pré-existente, como as redes dos governos ou das universidades. O professor György Miklós Böhm, responsável pela Disciplina de Telemedicina, conclama os hospitais do País para que ‘venham e se agreguem à rede. Muitos hospitais particulares já dispõe de redes com essa capacidade, faltando apenas a conexão entre eles e nós’.

Mais informações: (11) 3062-8784

André Benevides – Agência USP