USP: Medicina de Ribeirão desenvolve projeto da OMS sobre alcoolismo

A iniciativa, inédita no mundo, faz parte de uma parceria com a Organização Mundial de Saúde

seg, 02/12/2002 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP irá desenvolver um projeto de prevenção e combate ao alcoolismo naquela região. A iniciativa, inédita no mundo, faz parte de uma parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que quer avaliar estratégias para servirem de protocolo sobre o tema, para disseminação em outros países. Os trabalhos terão início em março de 2003 e durarão três anos.

A preocupação imediata é capacitar profissionais de saúde, sobretudo os médicos, para vencerem as dificuldades em reconhecer nos pacientes padrões de consumo de risco do álcool. Com isso, os pesquisadores levantarão dados e oferecerão treinamento em técnicas breves de diagnóstico e intervenção para problemas relacionados com o álcool.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Erikson Furtado, da FMRP, essas estratégias devem ser de baixo custo e fácil aplicação. Posteriormente, serão avaliadas e, dependendo de seus resultados, incorporadas ao protocolo pretendido pela OMS. ‘É um outro desafio, pois as estratégias devem ter êxito nas diversas culturas existentes no mundo, sofrendo apenas pequenas adaptações’, conta o professor.

Além de Ribeirão Preto, somente mais uma localidade na África do Sul, ainda não definida, desenvolverá a pesquisa. Dentre os fatores para a escolha de Ribeirão estão as características da FMRP, que possui um Programa de Saúde da Família bem estruturado, e que desempenha um papel importante para a organização da rede de saúde da região.

Outro fator que também pesou na escolha é o fato de a FMRP desenvolver na região diversos trabalhos sobre o tema. Dois exemplos se destacam: o Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria e Psicopatologia (NEPP) para a questão de álcool e drogas, criado em 1995 e o Programa de Ações Integradas de Prevenção e Atenção para o Uso de Álcool e Drogas na comunidade (PAI-PAD), desde 1999.

Mais informações: (16) 602-2727 / 2533