USP: Livro traz histórias da Faculdade de Medicina

lançamento será na próxima quarta-feira, dia 30, durante homenagem aos 90 anos da FMUSP

sex, 25/10/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FMUSP) ganhará um presente na comemoração de seus 90 anos: o lançamento do livro Sagas do Espigão, que resgata testemunhos da história e do cotidiano da faculdade e do Hospital das Clínicas, passando pela narração do processo de criação da cidade de São Paulo, desde a colonização e da explosão demográfica do século XX até os dias de hoje.

O lançamento será na próxima quarta-feira, dia 30, às 18 horas, na Faculdade de Medicina (FM), durante a realização de um ciclo de palestras em homenagem aos 90 anos da FMUSP.

O livro, composto por 17 artigos e um ensaio fotográfico, foi escrito por estudantes de graduação e da terceira idade, da isciplina Narrativas da Contemporaneidade, oferecida pelo Fórum Permanente Interdisciplinar da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Trata-se do 24º volume da série São Paulo de Perfil, idealizada e organizada por Cremilda Medina, professora da ECA e coordenadora de Comunicação Social da USP.

Entre outros destaques, a historiadora Kátia Maria Abud, professora da Faculdade de Educação da USP, conta no texto ‘Viagem para as alturas’ como os primeiros colonizadores, instalados em São Vicente, começaram a subida da Serra do Mar, em direção ao Planalto de Piratininga, fundando o núcleo original da cidade que, já no século XVII, passou a ter um hospital, mantido pela Irmandade da Misericórdia.

‘A narrativa foi estruturada a partir da metáfora da ‘viagem para as alturas’, empreendida pelos primeiros colonizadores e ainda hoje refeita por milhares de pessoas que, todos os dias, procuram tratamento ou alívio para suas dores no complexo de saúde da Medicina’, declara Cremilda Medina.

Da Agência USP