USP: Leite materno submetido a microondas previne transmissão de Doença de Chagas

Constatação foi feita por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP

sex, 22/08/2003 - 20h35 | Do Portal do Governo

O forno de microondas, eletrodoméstico cada vez mais comum na maioria dos lares, pode ser usado para prevenir a transmissão da Doença de Chagas por meio do leite materno. A constatação foi feita por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Investigação Médica/Parasitologia – LIM/46, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

De acordo com o professor associado Cláudio Santos Ferreira, atualmente no Departamento de Parasitologia do Instituto de Medicina Tropical da FMUSP, nos experimentos realizados em laboratório constatou-se que é possível eliminar uma das alternativas de transmissão do parasita Trypanosoma cruzi, submetendo o leite humano a uma temperatura de cerca de 62 °C.

‘O processo é clássico. A primeira idéia foi a da pasteurização simples do leite materno que consiste em aquecê-lo em banho-maria e, em seguida, resfriá-lo subitamente’, explica o professor. A opção pelo forno de microondas, segundo ele, foi pelo fato de o eletrodoméstico ser cada vez mais comum em residências, laboratórios e postos de saúde.

Ferreira descreve que a amamentação é uma das alternativas de transmissão da doença, juntamente com a transfusão do sangue infectado e o consumo da carne de um animal silvestre portador do parasita. Os insetos vetores da doença estão sob controle em todo o Estado de São Paulo, mas há casos de pessoas infectadas pelo parasita que deslocam-se de seus lugares de origem por motivos diversos. Para as regiões que registram casos de Doença de Chagas, Ferreira recomenda o uso do microondas em unidades hospitalares e postos de saúde.

Eficácia comprovada
A experiência foi realizada ao longo de 2002, aprovada e publicada na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, edição janeiro/fevereiro de 2003 com o título Tratamento por microondas do leite humano para prevenir a transmissão da Doença de Chagas. ‘Aquecemos o leite materno no microondas a uma temperatura em torno de 63 ºC. Em seguida, o levamos ao refrigerador (cerca de 4 ºC)’, explica. O procedimento, de acordo com o médico, pode ser feito em casa. ‘Bastaria apenas um pequeno treinamento’, garante. O forno utilizado foi do tipo doméstico, com 2 450 megahertz (mHz) e entre 700 e 100 watts.

Para realizar os testes, o leite materno foi obtido junto ao Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. ‘Frações do leite foram contaminadas com várias doses do Trypanosoma cruzi. Entre elas, umas foram submetidas às microondas e outras não’, descreve Ferreira.

Os cientistas utilizaram no experimento camundongos de laboratório. Apenas os animais que receberam amostras de leite previamente contaminado e não tratado termicamente por meio de microondas, adquiriram a infecção. Os que receberam o leite contaminado e tratado por meio de microondas não a adquiriram.

O trabalho de supervisão dessa pesquisa ficou a cargo do professor Cláudio Santos Ferreira. O projeto é coordenado pelo professor Vicente Amato Neto, chefe do Laboratório de Parasitologia e teve a colaboração de Érika Gakiya, Rita Cristina Bezerra e Ruth Semira Rodríguez Alarcón, todas do LIM/46, da Faculdade de Medicina.